O Desembargador Geder Gomes, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), foi eleito, na última sexta-feira (28), novo titular da cadeira 16 da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. O magistrado sucederá o Desembargador João Augusto Pinto, que faleceu em agosto deste ano.
“Ao longo dos meus 25 anos de magistério e 41 anos de atividade profissional na área jurídica, sempre procurei não me desvencilhar da parte acadêmica. Portanto, integrar a Academia — que é no estado da Bahia uma das instituições mais importantes e mais férteis do ponto de vista do mundo jurídico acadêmico — é uma honra”, afirmou o Desembargador, que disputou a vaga com mais dois juristas e foi escolhido em um pleito no qual todos os membros da academia votaram.
O Desembargador destacou a felicidade em ocupar a cadeira, cujo patrono é o Ministro Hermes Lima, que dá nome à Universidade Corporativa do TJBA, da qual é diretor-adjunto. “É uma coincidência muito interessante poder concorrer e conseguir ser eleito justamente para a cadeira que tem como patrono aquele que aqui dá nome à nossa universidade. Também é uma satisfação ser eleito para a vaga que pertenceu ao colega João Pinto, pessoa tão honrada e dedicada à parte científica”, pontua.
Além do Desembargador Geder Gomes, os Desembargadores Antonio Adonias Aguiar Bastos e Lidivaldo Reaiche, e o Desembargador aposentado Lourival Trindade também são membros da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.
“Acredito que, para o Tribunal de Justiça, ter mais um integrante na Academia também é motivo de satisfação. É assim que eu me sinto: muito grato — a palavra é gratidão — pela eleição, muito feliz e motivado para esta etapa da vida”, ressalta o Desembargador Geder.
A data da posse ainda não foi divulgada.