O Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Rotondano, recebeu, nesta sexta-feira (23), a Medalha Thomé de Souza em uma sessão no plenário da Câmara Municipal de Salvador. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende.
A honraria reconhece a atuação de pessoas e instituições que desempenham ações em prol do crescimento e do desenvolvimento da cidade. A homenagem foi proposta pelo Vereador Paulo Magalhães Júnior.
“É um dia de muita alegria para mim e de extrema honradez de poder estar participando deste momento. Esse reconhecimento é algo que me deixa extremamente mais compromissado com o Poder Judiciário, com o comprometimento de continuar na retidão, na dignidade e de fazer com que a prestação jurisdicional seja mais célere”, afirmou o Desembargador.
A Presidente Cynthia Resende destacou que a trajetória do Conselheiro é marcada pela dedicação ao Poder Judiciário. “O Desembargador Rotondano é um colega muito querido e, há muitos anos, se dedica ao Tribunal de Justiça. Apesar de ter vindo do Ministério Público, ele vestiu a toga da magistratura e vem trabalhando, há muitos anos, para a melhoria do Poder Judiciário, inclusive no Conselho Nacional de Justiça, onde ele tem atuação muito firme em defesa dos interesses do Tribunal. Então, nada mais justo que a Presidente do Tribunal vir prestigiar essa cerimônia,” pontuou a Magistrada.
O Vereador Paulo Magalhães Júnior pontuou que a medalha é um reconhecimento das importantes contribuições do magistrado para a sociedade baiana.
“[A homenagem reconhece] os relevantes serviços prestados à Justiça da Bahia, à sociedade baiana, além do Brasil através do Conselho Nacional de Justiça, onde tem feito muito pela nossa justiça. O que mais me tocou foi a época quando ele era Corregedor-Geral do TJBA e fez a regularização fundiária de áreas de grande importância como Alagados, Calabar, Alto das Pombas, Boca do Rio. Isso mostra, sobretudo, o senso de Justiça Social do Desembargador José Rotondano”, disse.
Familiares, amigos e representantes de diversas instituições marcaram presença na cerimônia de outorga da Medalha Thomé de Souza ao Desembargador José Rotondano. Além de Desembargadores do TJBA, estiveram presentes o Prefeito de Salvador, Bruno Reis; a Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos; o Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia; e a Procuradora-Geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli.
Trajetória – Natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, o Desembargador e Conselheiro José Edivaldo Rocha Rotondano é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus.
Confira a homenagem ao Desembargador José Rotondano:
Desembargador José Rotondano
Aprovado em concurso para o Ministério Público Estadual (MPBA) em 1984, trabalhou como Promotor de Justiça nas Comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari. Promovido a Procurador de Justiça, atuou nas áreas criminal e cível, destacando-se com os Projetos Família Legal e Paternidade Responsável.
Foi empossado no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) em 2013. Elegeu-se, em 2016, Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e assumiu a Presidência do órgão no biênio 2017-2019, além de desempenhar os cargos de Corregedor Eleitoral e Vice-Presidente no biênio 2019-2021.
Em 2022, tomou posse como Corregedor-Geral do TJBA e foi eleito Presidente do Fórum Fundiário Nacional das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça em abril do mesmo ano. Foi empossado no cargo de Presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil em janeiro de 2023.
Em fevereiro de 2024, o Desembargador Rotondano foi empossado como Conselheiro do CNJ, tornando-se o primeiro magistrado do TJBA a ocupar esse cargo.
Assista à transmissão de entrega da Medalha Thomé de Souza ao Desembargador José Edivaldo Rotondano: