O Desembargador Presidente da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS) e Suplente da Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, participa da palestra “A invasão Holandesa e os documentos do Arquivo Público da Bahia”. O evento ocorre no dia 18 de junho, das 15h às 17h, no auditório do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), situado na Baixa de Quintas, em Salvador.
A iniciativa, promovida pela Fundação Pedro Calmon (FPC), instituição vinculada à Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), rememora os 400 anos da Invasão Holandesa à Bahia, ocorrida em 1624.
Durante a palestra, o Magistrado discutirá o tema “O Tribunal da Relação do Brasil e a Invasão Holandesa”. Complementando a discussão, o Historiador Davi Barbuda Ferreira, especialista na história dos povos indígenas entre os séculos XVII e XIX, abordará a temática “De aldeados a soldados: os índios nas guerras luso-holandesas”.
A mesa redonda será mediada pela Paleógrafa e Filóloga da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Alícia Duhá Lose. Além disso, estarão expostos ao público, nas vitrines do auditório, diversos documentos custodiados pelo APEB que serviram de base para as pesquisas dos palestrantes.
Descrição da imagem: Ilustrativa com informações sobre a palestra [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem