“Esse é um evento que se propõe a colher propostas, sugestões e projetos inovadores. Então a perspectiva é que nós possamos debater, inclusive com os amantes do futebol, todas as questões envolvendo a discriminação”, afirma o Desembargador Lidivaldo Reaiche, Presidente da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS/TJBA), enquanto convida para o seminário “Racismo no Futebol – O Combate à Discriminação nos Estádios”.
O evento ocorre no dia 22 de agosto, das 8h às 18h, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), sendo promovido em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de ampliar o debate institucional sobre o tema.
Um dos palestrantes confirmados é o ex-goleiro Aranha, vítima de um episódio que ganhou repercussão nacional quando defendia o Santos, em uma partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, em agosto de 2014. Na ocasião, o time gaúcho foi eliminado da Copa do Brasil devido aos insultos racistas proferidos por torcedores nas arquibancadas.
Também estarão presentes o Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luís Otávio Teixeira; o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Conselheiro do CNJ, Caputo Bastos, Coordenador do Grupo Paz nas Arenas; o Presidente do Esporte Clube Bahia, Émerson Ferretti; o empresário Guilherme Bellintani, ex-Presidente do Bahia; o Presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Vitória, Nilton Almeida; a ex-zagueira Viola, multicampeã pelo time feminino do São Francisco; a árbitra assistente Daniella Coutinho Pinto, integrante do quadro da FIFA; entre outros.
“Geralmente, a área penal é uma área que exige uma atenção especial, a depender do delito, de como ele foi praticado, então tem sempre um olhar aí do magistrado, do membro do Ministério Público, do advogado, do defensor, para uma solução justa. Nem sempre a pena mais grave é a pena mais justa. Então, como se trata de uma atividade esportiva, nós apostamos também na conscientização”, comenta o Desembargador Lidivaldo Reaiche sobre a importância do envolvimento do Poder Judiciário em um evento como esse.
A programação inclui quatro painéis temáticos com os seguintes temas: Sistema Judicial no Enfrentamento ao Racismo; A Justiça Desportiva no Combate à Discriminação; Sociedade Civil, Clubes de Futebol e Árbitros no Enfrentamento ao Racismo; e Vítimas de Discriminação, Combate à Homofobia e Justiça Restaurativa.
Confira a programação completa
A atividade é voltada tanto ao público interno do TJBA quanto ao externo, com transmissão on-line no canal do Poder Judiciário do Estado da Bahia no YouTube.