O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) dá continuidade às celebrações ao centenário da morte de Ruy Barbosa. Dessa vez, o Desembargador Lidivaldo Reaiche, Membro da Comissão Permanente de Memória do Judiciário baiano, apresentou “Os Caminhos de Ruy Barbosa” para graduandos e profissionais de Direito, no auditório da Faculdade Baiana de Direito.
A palestra, realizada no dia 25/04, envolveu alunos da Faculdade Baiana, da Universidade Federal da Bahia, da UniRuy, entre outras instituições, com um total de 150 inscritos. O evento, fruto de parceria com a Faculdade Baiana de Direito, contou com a participação dos professores da instituição: Carolina Mascarenhas (Diretora de Acadêmica), Ricardo Maurício e Camilo Colani.
A proposta, conforme definiu o Desembargador Lidivaldo Reaiche, que também preside a Comissão Organizadora do Centenário de Morte de Ruy Barbosa no TJBA, é compartilhar a história e importância do Jurista baiano com os estudantes. A exposição relata a vida de Ruy dedicada à nação, da época do Império à da República. No dia 24 de março, o Magistrado iniciou o ciclo de palestras, voltadas para instituições de ensino, na Faculdade de Direito da Ufba.
A iniciativa do Tribunal de Justiça, que tem à frente o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, faz parte da comemoração do Centenário de Morte do Jurista Baiano, celebrada no dia 1º de março de 2023. Neste dia, o TJBA fez uma solenidade reunindo autoridades dos três Poderes, além de civis e militares, para homenagens e colocação de flores na cripta, onde estão os restos mortais do Jurista e de sua esposa Maria Augusta.
Na ocasião, o Judiciário baiano outorgou a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao Professor Edvaldo Brito, e lançou a terceira edição do Livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”. Exemplares desta publicação foram distribuídos para os estudantes que acompanharam a palestra na Ufba.
Dando continuidade às comemorações, nos dias 09 e 10 de março, o TJBA realizou o Seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”, no Auditório Desembargadora Olny Silva, localizado na sede do Poder Judiciário Baiano. O seminário contou com a participação da Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), quando também foi agraciada com a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa.
Descrição da imagem: Desembargador Lidivaldo Reaiche palestra em auditório cheio de estudantes e profissionasi de Direito [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem