A Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Telma Britto recebeu das mãos do Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa, a Medalha do Mérito Wilton de Oliveira e Souza. A solenidade, ocorrida na sede da AMAB, no Fórum Ruy Barbosa, na segunda-feira (7), foi prestigiada por membros da Magistratura, amigos e familiares da homenageada.
O Desembargador Pedro Guerra representou o Chefe do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na ocasião.
“Obrigada! Sou imensamente grata por esta sensação de pertencimento que aquece e enche de alegria o meu coração”, disse a Desembargadora Telma Britto. Em seu discurso, ela rememorou o simbolismo da solenidade de acontecer na semana do magistrado (11/08 – Dia do Magistrado).
A Medalha do Mérito Wilton de Oliveira e Souza foi instituída para homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços a Justiça. O magistrado que dá nome à honraria foi o primeiro presidente da Amab, entre os anos de 1965 e 1967. Apenas duas condecorações são concedidas ao ano.
“Essa medalha não foi iniciativa minha, e sim dos magistrados (a) de Primeiro Grau”, disse o Presidente da Amab, Desembargador Júlio Travessa, ao destacar a importância dos feitos realizados pela homenageada. Ao mencionar a aposentadoria adquirida pela Desembargadora Telma Britto, em junho deste ano, ele fez um desabafo. “Todos ficamos oficialmente privados do seu convívio e da sua altivez no âmbito da Corte baiana”.
A forma sensível e resoluta com que a Desembargadora aposentada exerceu suas atribuições também foi destacada pelo 1º Vice-Presidente da Amab, Juiz Eldsamir Mascarenhas. “Quando penso em ser um magistrado competente, me inspiro na Desembargadora”, destacou o emocionado.
Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Desembargadora Telma Britto é natural de Taperoá, Bahia. Iniciou sua carreira na magistratura em 1977, como Juíza na Comarca de Santana e atuou, posteriormente, em Entre Rios e Alagoinhas. Foi promovida, em 1985, para Salvador e tornou-se Desembargadora pelo critério de antiguidade em 2003.
Foi Corregedora-Geral e também Presidente do TJBA, nos biênios 2008-2010 e 2010-2012, respectivamente. Enquanto gestora, deixou inúmeros legados, contribuindo para a valorização dos magistrados e dos servidores.
Descrição da imagem: Desembargadora Telma Britto, homenageada, posando para a foto, ao lado do Desembargador Pedro Guerra e outras autoridades.
#pracegover #pratodosverem