Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Desembargadora aposentada do TJBA Telma Britto recebe Medalha do Mérito Wilton de Oliveira e Souza
8 de agosto de 2023 às 19:01
Desembargadora aposentada do TJBA Telma Britto recebe Medalha do Mérito Wilton de Oliveira e Souza

A Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Telma Britto recebeu das mãos do Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa, a Medalha do Mérito Wilton de Oliveira e Souza. A solenidade, ocorrida na sede da AMAB, no Fórum Ruy Barbosa, na segunda-feira (7), foi prestigiada por membros da Magistratura, amigos e familiares da homenageada.  

O Desembargador Pedro Guerra representou o Chefe do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na ocasião. 

“Obrigada! Sou imensamente grata por esta sensação de pertencimento que aquece e enche de alegria o meu coração”, disse a Desembargadora Telma Britto. Em seu discurso, ela rememorou o simbolismo da solenidade de acontecer na semana do magistrado (11/08 – Dia do Magistrado).  

 A Medalha do Mérito Wilton de Oliveira e Souza foi instituída para homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços a Justiça.  O magistrado que dá nome à honraria foi o primeiro presidente da Amab, entre os anos de 1965 e 1967. Apenas duas condecorações são concedidas ao ano. 

“Essa medalha não foi iniciativa minha, e sim dos magistrados (a) de Primeiro Grau”, disse o Presidente da Amab, Desembargador Júlio Travessa, ao destacar a importância dos feitos realizados pela homenageada. Ao mencionar a aposentadoria adquirida pela Desembargadora Telma Britto, em junho deste ano, ele fez um desabafo. “Todos ficamos oficialmente privados do seu convívio e da sua altivez no âmbito da Corte baiana”. 

A forma sensível e resoluta com que a Desembargadora aposentada exerceu suas atribuições também foi destacada pelo 1º Vice-Presidente da Amab, Juiz Eldsamir Mascarenhas. “Quando penso em ser um magistrado competente, me inspiro na Desembargadora”, destacou o emocionado. 

Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Desembargadora Telma Britto é natural de Taperoá, Bahia. Iniciou sua carreira na magistratura em 1977, como Juíza na Comarca de Santana e atuou, posteriormente, em Entre Rios e Alagoinhas. Foi promovida, em 1985, para Salvador e tornou-se Desembargadora pelo critério de antiguidade em 2003. 

Foi Corregedora-Geral e também Presidente do TJBA, nos biênios 2008-2010 e 2010-2012, respectivamente. Enquanto gestora, deixou inúmeros legados, contribuindo para a valorização dos magistrados e dos servidores.    

Descrição da imagem: Desembargadora Telma Britto, homenageada, posando para a foto, ao lado do Desembargador Pedro Guerra e outras autoridades. 

#pracegover #pratodosverem