A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidirá a mesa-redonda “Paz, Justiça e Espiritualidade”, no sábado (19), às 19h30, em celebração aos 20 anos do Núcleo Jurídico e de Cidadania da Fundação Lar Harmonia. O evento ocorrerá na sede da instituição, no bairro de Piatã, em Salvador.
A magistrada estará ao lado do Desembargador Federal Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Federal da 1ª Região e indicado a integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ); da Vice-Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mônica Aguiar; e do anfitrião, o psicólogo Adenáuer Novaes.
A Fundação Lar Harmonia é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho voltado à assistência social e ao amparo nas áreas de educação, saúde, psicologia e atendimento jurídico. Tudo de forma gratuita, graças a doações e parcerias público-privadas, bem como ao que arrecada com bazar, livraria e eventos beneficentes.
Fruto de convênio com o TJBA, a entidade mantém em funcionamento, em suas instalações, a Casa de Justiça e de Cidadania, que presta atendimento jurídico gratuito a pessoas em condição de vulnerabilidade social.
A noite será marcada pela assinatura do termo de cooperação para ampliação dos parceiros da unidade, com a adesão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE). “Essa expansão dos serviços nos traz muita alegria e uma sensação de realização, porque estamos no mundo para servir. Esse é o grande objetivo de todos que têm uma parcela de poder: auxiliar os mais carentes”, pontou a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende.
“Com essa importante ação do TJBA, acontece a ampliação da estrutura física da Casa de Justiça, os atendimentos e os serviços ofertados, além de contar com a chegada do TRF, TRT e da Defensoria Pública. Isso significa mais serviços gratuitos, mais apoio jurídico, mais cidadania e mais acolhimento em favor das pessoas e comunidades beneficiadas com os serviços da Fundação Lar Harmonia”, destaca Cristiane Silveira, Presidente da Fundação Lar Harmonia.
Outros órgãos públicos continuarão sendo parceiros da iniciativa. É o caso do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da Secretaria Municipal de Ação Social.