A Desembargadora Marielza Brandão Franco, integrante do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), recebeu a Comenda Dois de Julho, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo baiano. Em ato solene realizado no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, sexta-feira (29), a magistrada foi homenageada por suas contribuições para o desenvolvimento do Estado Democrático de Direito.
A cerimônia foi prestigiada pela Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende, e por diversos Desembargadores do Tribunal baiano, além de autoridades dos demais Poderes.
Criada em 1999, a Comenda Dois de Julho, nomeada em homenagem à consolidação da Independência da Bahia, é conferida às pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil.
Trajetória da Desa. Marielza Brandão
Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 1985, a Desembargadora Marielza Brandão entrou na magistratura em 1990, com apenas 28 anos de idade, atuando, inicialmente, na Comarca de Barra dos Mendes, sertão baiano. Na capital, entre outros cargos, atuou, em 1998, como Coordenadora dos Juizados e, depois, Juíza Substituta.
Foi Assessora da Corregedoria das Comarcas do Interior (2022-2024) e Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (2016-2018). Além disso, presidiu a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) no biênio 2014-2015. Desde 1997, passou a atuar como Juíza na 64ª Vara de Substituições. Em 2015, começou a exercer as atividades judicantes na 17ª Vara de Relação