Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Desembargadora Nágila Brito participa da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres 
29 de agosto de 2025 às 15:40
Desembargadora Nágila Brito participa da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres 

O Tribunal de Justiça da Bahia participou, nesta quinta-feira (28), da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. A Desembargadora Nágila Brito, Coordenadora da Mulher no Judiciário baiano, representou a Presidente Cynthia Resende no evento, que contou com a presença de autoridades e representantes da luta feminina por direitos. 

A Desembargadora Nágila Brito demonstrou satisfação por liderar, na Corte, os trabalhos pela garantia dos direitos das mulheres. “Eu estou vendo aqui, na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, o seguinte slogan: ‘Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas’. E é exatamente isso que nós queremos. No caso do Tribunal de Justiça, trabalhamoscombater a violência contra a mulher e pedimos mais políticas públicas para que aumente o número de grupos reflexivos, de monitoramento eletrônico e de equipamentos”, afirmou. 

A conferência deve contar com a participação de 1.200 mulheres de diversas regiões do estado, que foram eleitas nas conferências municipais, além de representantes dos poderes públicos e da sociedade civil. Durante três dias, será promovido um amplo debate sobre a realidade das mulheres baianas, com o intuito de pensar políticas públicas para esse grupo. 

Na visão da Desembargadora Nágila Brito, a integração nas discussões sobre os direitos das mulheres é essencial para a construção de uma sociedade mais justa. “A própria Lei Maria da Penha, no seu artigo 8º, diz que toda essa política tem que ser uma ação articulada entre os poderes. O Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB compõem esse sistema de prestação judicial, assim como as secretarias de políticas para as mulheres. Todas as secretarias, em conjunto, devem trabalhar para evitar principalmente o mal maior, mas isso a gente só consegue trabalhando aqueles delitos comuns do dia a dia das mulheres, das suas casas”, declarou. 

Um dos desdobramentos esperados do encontro é a elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. A Secretária Estadual das Mulheres, Neusa Cadore, celebrou o evento e agradeceu o apoio das diversas instituições envolvidas. “Esse grande desafio só foi possível porque teve o empenho de muita gente. Vamos juntas contar a história que a história não conta. Sigamos firmes e à frente, porque a gente sabe que é na luta que a gente se encontra”, pontuou. 

Além das autoridades citadas, a abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres contou com a participação do Governador Jerônimo Rodrigues; da Deputada Estadual Fátima Nunes, representando o Poder Legislativo; e de Lygia Lumina Pupatto, Assessora Especial do Ministério das Mulheres, representando a Ministra Márcia Lopes, além de deputados, secretários estaduais e representantes de instituições da sociedade civil. 

Texto publicado: Ascom TJBA