A Presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, foi homenageada no Rio de Janeiro, com o Prêmio Empoderadas 2025, concedido pelo Governo do Estado, por meio do Programa Empoderadas.
A cerimônia, realizada no dia 10 de dezembro, ocorreu no Teatro do Copacabana Palace, em data que coincidiu com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, reunindo lideranças, especialistas e representantes de políticas públicas voltadas à promoção da equidade de gênero e ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
A premiação reconheceu a trajetória da magistrada e sua atuação institucional de destaque na defesa dos direitos das mulheres, na promoção da igualdade de gênero e na construção de políticas públicas comprometidas com a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar.
O Prêmio Empoderadas 2025, idealizado pela Superintendência de Empoderamento e Equidade de Gênero do Estado do Rio de Janeiro, consolidou-se como um espaço de reconhecimento a mulheres que transformam realidades em diferentes frentes de atuação, isto é, da gestão pública à mobilização social e da cultura às políticas de proteção. A edição deste ano foi marcada por uma programação simbólica e emotiva, reforçando a mensagem de que mulheres protegidas constroem um mundo mais seguro para todos.
A homenagem à Desembargadora Nágila Maria Sales Brito reafirma o compromisso do Poder Judiciário com a promoção dos direitos humanos, a valorização da liderança feminina e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade de gênero e à proteção integral das mulheres.