A sessão solene de recepção do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro, como novo titular da cadeira nº 3 da Academia de Letras Jurídicas da Bahia reuniu representantes do Judiciário, do Executivo e da comunidade acadêmica na noite de terça-feira (25), em Salvador. Os Desembargadores Lourival Almeida Trindade (aposentado), Antonio Adonias e Lidivaldo Reaiche, todos confrades da Academia, estiveram presentes.
A Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos compôs a mesa de honra ao lado do Vice-Governador Geraldo Júnior; do Prefeito de Salvador, Bruno Reis; e do Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, entre outros. A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Ricardo Maurício.
Fundada em 1982, a instituição tem como propósito promover a produção intelectual no campo do Direito, incentivar o debate jurídico e preservar a memória de grandes pensadores baianos. Atualmente, reúne magistrados, professores, advogados e estudiosos que se destacam por suas contribuições ao meio jurídico.
Ao assumir a cadeira nº 3, o Ministro Alberto Balazeiro passa a integrar o quadro de imortais da Academia, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do pensamento jurídico e a valorização da cultura acadêmica na Bahia. Ele sucede o advogado Aurélio Pires, falecido em junho de 2024.
Alberto Balazeiro nasceu em Salvador e é doutor em Direito Constitucional. Foi Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, diretor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e Procurador-Geral do Trabalho.
