O Desembargador Pedro Augusto Costa Guerra representou a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, na cerimônia de outorga da Comenda 2 de Julho ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na última sexta-feira (31/10), e contou com a presença de diversas autoridades baianas.
Instituída pela Resolução nº 1.277/99, a Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pela ALBA a personalidades que se destacam por relevantes contribuições ao desenvolvimento político, social e administrativo da Bahia e do Brasil. O Desembargador Pedro Guerra destacou a importância do reconhecimento à advocacia.
“É uma satisfação e uma honra representar a Presidente do Tribunal em um evento como este. No meu caso, vindo do Quinto Constitucional da Advocacia, a alegria é ainda maior, pois a OAB é uma entidade com história e lutas marcantes em defesa da democracia, dos direitos fundamentais e das garantias individuais do cidadão. Quando um Presidente da OAB, especialmente em nível nacional, é agraciado com essa Comenda, é motivo de orgulho e de prestígio para toda a advocacia”, afirmou.
A solenidade foi conduzida pela Presidente da ALBA, Deputada Ivana Bastos, no Plenário Orlando Spínola, e o homenageado foi recepcionado ao som de “Dois Rios”, da banda Skank, pelo Procurador-Geral da OAB-BA, Rafael Mattos, pelo Conselheiro Federal Fabrício Castro e pelo Deputado Mateus Ferreira.
Compuseram a Mesa de Honra, o Desembargador e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Edivaldo Rocha Rotondano; o Desembargador e Diretor-Geral da Unicorp-TJBA, Jatahy Júnior; o Vice-Governador Geraldo Júnior, representando o Governador Jerônimo Rodrigues; a Procuradora-Geral de Justiça Adjunta, Norma Angélica Cavalcanti, em nome do Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Desembargador Jéferson Alves Silva Muricy; a Presidente da OAB-BA, Daniela Borges; a Secretária do Conselho Federal da OAB, Rose Morais; o Defensor Público João Carlos Gavazza Martins, representando a Defensora Pública Geral do Estado, Camila Canário; o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Francisco Netto; e o Deputado Thiago Correia, autor da proposta da honraria.
Em seu discurso, o Presidente da OAB, José Alberto Simonetti, destacou o significado histórico da Medalha 2 de Julho. “É uma grande alegria receber esta honraria, não apenas pessoalmente, mas em nome de toda a advocacia brasileira. Esta comenda remete à liberdade e à independência, valores pelos quais continuamos lutando no Brasil, para que sejamos sempre um território soberano e democrático, fiel aos ditames constitucionais”, declarou.
A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e diversas autoridades. Representando o Judiciário baiano, também prestigiou o evento, o Desembargador Antonio Adonias. O encerramento ficou marcado pela apresentação da cantora lírica Lizandra Gonçalves, que entoou o Hino ao 2 de Julho, em homenagem à data que simboliza a luta e a conquista da independência baiana.