Marcado pelo início do verão no hemisfério sul, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu o mês de dezembro para instituir a campanha “Dezembro Laranja”, cujo viés busca a conscientização sobre o câncer de pele e o incentivo à prevenção e à detecção precoce. Pensando nisso, o Podcast Mais Saúde convidou a dermatologista Luciana Rebouças, que atua na Junta Médica do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para conversar sobre a doença.
A médica explica os principais fatores de risco. “A exposição solar é, sem sombra de dúvidas, o principal fator de risco, porque é um dano cumulativo. Além desse fator, pacientes de pele clara, olhos claros, cabelos claros, muitas pintas e com histórico familiar de câncer de pele”.
Durante a entrevista, Luciana conta que a doença pode ser classificada de duas formas: câncer de pele melanoma e câncer de pele não melanoma. Ademais, explica a diferença entre as duas formas de manifestação.
O episódio vai ao ar na Rádio Web TJBA às segundas e quartas de dezembro, às 10h e às 15h. O programa, também, está disponível no canal do Poder Judiciário da Bahia no YouTube e no Spotify da Rádio Web TJBA.
Por fim, a especialista relata como são feitos os diagnósticos e o tratamento da doença e ensina aos ouvintes como eles podem se prevenir para evitar o desenvolvimento da doença. “Se você não está protegendo a sua pele, você está vivendo errado. Quanto mais a gente se proteger, melhor”, finaliza a dermatologista.
O Podcast Mais Saúde é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), em parceria com a Assessoria da Comunicação Social (Ascom).
Confira um trecho da entrevista: