Nesta quarta-feira (20), Dia Mundial da Saúde Bucal, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e da Coordenação de Assistência Odontológica, compartilha dicas sobre a prevenção e o tratamento da cárie.
Confira!
COMO PREVENIR E TRATAR A DOENÇA CÁRIE
No dia 20 de março, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Essa data foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados com a higiene oral, mediante a orientação sobre técnicas de escovação; o controle da placa bacteriana; a dieta rica em açúcares e carboidratos; a prevenção; e as visitas periódicas ao dentista, visando ter uma saúde bucal adequada.
Para isso, a Coordenação de Assistência Odontológica, por meio das suas unidades de atendimento, oferece diversas especialidades, atuando principalmente com atenção à prevenção, à promoção e à recuperação da saúde bucal.
Cabe destacar que a doença cárie é um dos principais e mais lesivos problemas de saúde bucal, sendo o maior responsável pela necessidade de tratamentos odontológicos. Por essa razão, é de extrema relevância abordarmos esse tema e incentivar os cuidados preventivos com a higiene bucal.
Nesse sentido, a equipe de cirurgiões-dentistas do Poder Judiciário compartilha de algumas importantes informações, visando esclarecer e orientar magistrados, servidores e seus dependentes.
A cárie é causada pelos ácidos produzidos pela placa bacteriana (biofilme), que são um conjunto de bactérias presentes naturalmente na boca. Após a ingestão de alimentos ricos em açúcar, essas bactérias produzem o ácido que destrói o esmalte dos dentes.
O diagnóstico da cárie é feito por exame clínico e por exames de imagem. Através deles se consegue diagnosticar a doença, analisar sua extensão, se há cavitação, além de avaliar se a doença cárie se encontra ativa ou inativa.
Reduzir a quantidade e a frequência da ingestão de açúcares e carboidratos, manter a higiene bucal adequada, fazer o uso do fio dental, realizar escovações diárias após as refeições, higienizar a língua e realizar acompanhamento, pelo menos, uma vez por ano com um cirurgião-dentista são algumas ações relevantes.
Os sintomas variam conforme a evolução da cárie. O início de uma cárie é indolor; no entanto, quando a lesão cariosa evolui e compromete a dentina (camada abaixo do esmalte), os pacientes podem relatar dor ao mastigar e sensibilidade. Caso a lesão se estenda chegando até a polpa do dente, a dor torna-se intensa e contínua. Nesse cenário, o tratamento pode ser a necessidade da realização de canal (endodontia) ou, até mesmo, da extração dentária.
Sobre todas essas questões apresentadas, Gabriela Góes, cirurgiã-dentista do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), participou do Podcast Saiba Mais, esclarecendo, orientando e ensinando como prevenir a doença cárie. O programa vai ao ar na quarta-feira (20), às 10h e às 17h.
A Coordenação Odontológica dispõe de duas unidades de atendimento:
Unidade Odontológica do CAB
5ª Avenida do CAB, nº 560, Anexo I, sala 9.
Unidade Odontológica de Nazaré
Rua do Tingui, s/nº, Edf. Fórum das Famílias, térreo.
Descrição da imagem: marca da Coordenação de Assistência Odontológica {Fim da descrição}. #pratodosverem #pracegover