As unidades do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) têm passado a realizar solicitações de materiais de consumo e bens permanentes no sistema Gestão Administrativa e Financeira (Geafin), desde a última terça-feira (16), com o fim do processo de migração entre plataformas. O Geafin permite aos usuários realizar, visualizar e dar baixa no recebimento de pedidos, de maneira 100% on-line.
A fim de orientar os servidores e ajudar na familiarização com o novo sistema, a Diretoria de Suprimento e Patrimônio (DSP) e a Coordenação de Controle Patrimonial (Copat) compartilham o passo a passo de como realizar a assinatura digital para confirmar os pedidos atendidos. Vale ressaltar que essa confirmação é necessária para evitar eventuais interrupções no atendimento dos usuários por pendências.
Primeiro, é preciso acessar a Intranet do TJBA e selecionar a aba “Pedido Online”, no menu vertical da esquerda.
O servidor responsável pelos pedidos no setor deve preencher seus dados e senha, a fim de entrar no sistema Geafin.
Em seguida, o usuário deve clicar na guia “Recebimento de materiais” e selecionar a opção “Receber e Assinar”.
Nessa seção, é possível buscar o pedido que está pendente de confirmação e selecioná-lo. Feito isso, o usuário deve ir na aba “Ações” e clicar na opção “Assinar documento”. Então, é só selecionar os itens da caixa de diálogo, preencher mais uma vez a senha e clicar em “Assinar”.
O sistema irá gerar um pop-up de assinatura eletrônica que deverá ser confirmado. Após esse passo, o recebimento será concluído e a demanda finalizada com sucesso, liberando o usuário para realizar novos pedidos.
Também é possível conhecer melhor o sistema acompanhando esse vídeo instrutivo, no canal do TJBA no Youtube.
Gestão patrimonial – A mudança de sistema gestão patrimonial foi determinada pelo Decreto Judiciário n. 356, de 24 de abril de 2023. Essa modernização é um dos benefícios decorrentes do inventário realizado pelo Tribunal baiano, em 2022, por meio de empresa contratada. O Geafin proporciona maior interatividade aos usuários, bem como um melhor controle de estoque.
Por meio dessa ação, o TJBA – presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco -, está adequando o controle patrimonial às normas estabelecidas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao setor público, diligenciando a reavaliação dos bens e o teste de recuperabilidade de seus ativos.
Em 2022, o TJBA disciplinou a realização de inventário patrimonial em todas as unidades, por meio do Ato Normativo Conjunto n. 11. O inventário é o instrumento de controle para apuração, identificação e reorganização do acervo patrimonial, por meio de levantamento e verificação dos bens móveis permanentes, imóveis e intangíveis do TJBA.
Descrição imagem: ilustrativa, com mãos assinando papéis para representar um inventário [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem