Reduzir, reutilizar e reciclar. Essa tríade orienta o gerenciamento sustentável de resíduos, uma das prioridades do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Entre as iniciativas apoiadas, destaca-se o Projeto Vale Luz, da Neoenergia Coelba, que disponibiliza um ponto de troca itinerante no estacionamento da Corte. A proposta possibilita que resíduos recicláveis sejam convertidos em descontos na conta de energia elétrica.
O atendimento para a doação ocorre quinzenalmente, às segundas-feiras, das 9h às 15h, ao lado do restaurante no edifício-sede do TJBA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Em setembro, as coletas estão previstas para os dias 16 e 30.
Para participar do Projeto Vale Luz, os materiais doados devem estar limpos e secos. Basta levá-los ao ponto de coleta e informar o número da conta-contrato, que se encontra no canto superior direito do boleto. O valor do desconto será creditado na fatura mensal. A lista completa de pontos de coleta está disponível aqui.
Confira a relação dos materiais aceitos:

A importância da reciclagem de materiais – Com o aumento da população e do consumo, a responsabilidade socioambiental tem se tornado um tema central na conservação dos recursos naturais. A reciclagem permite que materiais já usados sejam transformados em novos produtos. Esse trabalho reduz a necessidade de extração de matérias-primas e evita o esgotamento dos recursos disponíveis. No entanto, nem todo material pode ser reciclado ou reutilizado, pois depende de como foi utilizado e da sua composição.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a reciclagem contribui para a economia de energia e água, reduz o volume de lixo e, ainda, gera empregos. Esse processo, no entanto, começa dentro de casa, com a separação correta dos materiais. Alguns resíduos podem contaminar materiais recicláveis, o que torna a separação cuidadosa uma etapa do processo.
Desde o início do Projeto no âmbito do TJBA, foram arrecadadas cerca de 2,6 toneladas de resíduos entre 2022 e 2024. A iniciativa é promovida pelo Núcleo Socioambiental, coordenado pela Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, em parceria com a Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais do TJBA, a Neoenergia Coelba e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional.
A parceria atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimula o consumo consciente dos recursos naturais, e está em consonância com o Plano de Logística Sustentável do Tribunal baiano e com a Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O engajamento da Corte com a preservação ambiental é evidenciado por ações como os Ecopontos, o Programa Vale Luz/Neoenergia e o Programa Recicle Já Bahia, alinhados com a Resolução do CNJ mencionada, atualizada pela Resolução CNJ nº 550/2024, que estabelece a política de sustentabilidade. As ações do Núcleo seguem a Diretriz nº 13 da gestão da Desembargadora Presidente Cynthia Maria Pina Resende para o biênio 2024-2026, que visa estabelecer a adoção de boas práticas sustentáveis no âmbito do Tribunal.
Descrição da imagem: ilustrativa do Vale Luz com as informações divulgadas no texto [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem