Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Doze Desembargadores são agraciados com a Medalha comemorativa dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia  
4 de fevereiro de 2025 às 18:58
Doze Desembargadores são agraciados com a Medalha comemorativa dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia  

Doze Desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), incluindo a Presidente Cynthia Maria Pina Resende, foram agraciados com a Medalha comemorativa dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia, na segunda-feira (3), durante solenidade na Vila Militar do Bonfim, em Salvador. A comenda foi criada para distinguir as pessoas físicas e jurídicas, organizações civis e militares, nacionais e estrangeiras, que contribuíram, mediante seus feitos, para a história da PMBA, bem como para o enaltecimento dos valores da instituição.   


“A festa hoje é da Polícia Militar, que completa 200 anos, e a homenagem, nós é que temos que fazer para eles pela importância que a Polícia Militar tem no nosso estado. Na verdade, os parabéns são deles, não nossos. Nós estamos recebendo essas medalhas, porque estão nos sendo outorgadas pela parceria que nós temos, mas os parabéns, hoje, são todos da Polícia Militar do nosso Estado”, declarou a Desembargadora Cynthia Resende.  

Doze Desembargadores são agraciados com a Medalha comemorativa dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia  

Também foram contemplados com a honraria os Desembargadores Roberto Maynard Frank, Pilar Célia Tobio de Claro, Mário Alberto Hirs, Eserval Rocha, Nilson Soares Castelo Branco, Salomão Resedá, José Edivaldo Rotondano, Pedro Guerra, Mário Albiani Júnior, Josevando Souza Andrade e Marielza Brandão Franco. Outra agraciada foi a Major PM Carina Fernanda, Ajudante de Ordem da Presidente do TJBA.  

A celebração pelo bicentenário da Polícia Militar da Bahia reuniu autoridades civis e militares para a entrega de medalhas a 418 homenageados. Quatro policiais militares reformados, com idades de 100 a 102 anos, foram condecorados com a Medalha do Mérito Policial Militar em reconhecimento à dedicação que tiveram no período da ativa. A festa incluiu um desfile com exibição de uniformes e viaturas históricos utilizados ao longo da história.   

O Governador Jerônimo Rodrigues, na condição de Comandante em Chefe da PMBA, enalteceu a história da Corporação. “Me engrandece muito estar aqui hoje como Governador do Estado e celebrar 200 anos de uma instituição de muito respeito da segurança pública nacional”, afirmou.   

A tropa foi criada por meio de Decreto do Imperador D. Pedro I, em 17 de fevereiro de 1825. À época, chamada de Corpo de Polícia da Bahia, tinha um efetivo inicial de 238 homens (mulheres só passaram a integrar na década de 1990) e sede no Convento de São Bento, no centro de Salvador. Atualmente, o efetivo é de aproximadamente 33 mil policiais. A solenidade do bicentenário teve a data antecipada em razão dos preparativos da tropa para o Carnaval, que terá início no dia 27 de fevereiro.  

Confira vídeo com entrevistas:

.

Depoimentos:  

Desembargador Roberto Frank, Corregedor-Geral da Justiça: “É uma honra, uma satisfação enorme ser agraciado com esta distinção feita por uma corporação de serviços relevantes prestados à sociedade baiana e justamente em um momento de festa que é o bicentenário da nossa Polícia Militar da Bahia. Registro a minha alegria honra e satisfação de poder participar desta comemoração e sendo agraciado com esta distinta honraria”.  

Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, Corregedora das Comarcas do Interior: “Primeiro, foi uma surpresa quando eu recebi, no Gabinete, a correspondência falando do convite e da medalha. Eu jamais imaginava. Duzentos anos da Polícia Militar e você receber uma medalha comemorativa a esta data, levando para o Tribunal isso… Para todos nós do Poder Judiciário é uma honraria de grande destaque, talvez dos maiores destaques que a gente possa receber na nossa vida judicante”.  

Desembargador Eserval Rocha: “Eu sempre tive muito respeito para com a Polícia Militar. Quando fui Presidente do Tribunal, a colaboração prestada por eles foi muito importante. Realmente é uma instituição respeitada e que muito tem contribuído com o Estado da Bahia e seus habitantes”.  

Desembargador Nilson Castelo Branco: “É um prazer muito grande e renovado estar aqui nos Dendezeiros, na Polícia Militar, que sempre cooperou com o Tribunal de Justiça da Bahia. E o Tribunal de Justiça da Bahia, por sua vez, sempre prestou contribuições à Polícia Militar. É um órgão imprescindível para o funcionamento do Estado. O bicentenário faz revelar o quão grandiosa é essa instituição, sob o comando do Coronel Coutinho atualmente”.  

Desembargador Salomão Resedá: “É motivo de muita satisfação, primeiro pela homenagem que é feita ao Tribunal. Por força do Tribunal foi que eu recebi a medalha. E segundo, tem uma satisfação pessoal, porque eu sou egresso do Colégio Polícia Militar e retorno aqui, agora, para receber essa medalha com muita honra”.  

Desembargador José Edivaldo Rotondano: “A parceria entre o Judiciário e a Polícia Militar é de extrema importância. Isso demonstra que nós estamos prontos para aceitarmos ações, para cuidarmos das pessoas. No que toca à medalha em si, é o reconhecimento do trabalho não meu, mas dos magistrados que aqui estão, todos eles extremamente comprometidas com o Poder Judiciário. Pessoas que sabem o caminho que segue o Judiciário e a importância de ter o Judiciário no cenário nacional, sobretudo na segurança pública. Eu me vejo engajado nisso e na obrigação de retribuir à Polícia Militar essa homenagem, dizendo que nós do Poder Judiciário estamos sempre irmanados”.  

Desembargador Pedro Guerra: “Para mim, é uma honra muito grande receber uma medalha da briosa Polícia Militar no seu bicentenário. Uma homenagem dessa, para mim, pessoalmente, é muito importante. E para o Tribunal, porque eu dedico esta medalha ao Tribunal. Quem está recebendo é o Tribunal através de mim e de outros colegas por, de alguma forma, ter colaborado, ainda que seja de forma mínima, mas de alguma forma ser reconhecido por uma instituição tão importante para o cidadão brasileiro e baiano, principalmente”.  

Desembargador Mário Albiani Júnior: “Eu me sinto muito honrado em receber essa homenagem no dia do meu aniversário, com a presença de minha família aqui. São instituições irmãs. O Judiciário não consegue funcionar sem a participação da Polícia Militar, que é um braço muito forte para todos nós. Par a execução de todas as medidas, para a concretização das políticas públicas. É muito importante essa parceria com a Polícia Militar”.  

Desembargador Josevando Souza Andrade: “Primeiro confesso que eu fiquei lisonjeado por ter sido escolhido para receber tão importante medalha da nossa briosa Polícia Militar em uma data de uma comemoração ímpar, que são os 200 anos da Polícia Militar, o que representa muito para o Estado da Bahia, para nós da população baiana. Eu fiquei muito feliz de ter sido agraciado com esta honrosa medalha”.  

Desembargadora Marielza Brandão Franco: “Estou muito emocionada, muito feliz. Eu sou amiga da Polícia Militar, inclusive recebi, também, a comemoração dos 180 anos, dos 190 e dos 192. Agora recebo esta medalha dos 200 anos, o que me deixa muito honrada e feliz”.  

Major Carina Fernanda, Ajudante de Ordem da Presidente do TJBA: “É um momento ímpar de reconhecimento do trabalho, da dedicação. É uma vida realmente, eu não me lembro da minha vida antes de entrar na Polícia, pois entrei muito jovem, com 18 anos. Ter esse reconhecimento agora, na medalha comemorativa que, de 200 anos só terá esta, para mim é engrandecedor. Me anima mais para continuar batalhando e me dedicando ao serviço militar”.  

Tenente-Coronel Rodrigo, Chefe do Gabinete de Segurança Institucional do TJBA: “Uma data histórica. A instituição está completando 200 anos de vida e, em uma data tão especial, doze Desembargadores contemplados, a Ajudante de Ordem da Presidente também. A Polícia Militar agradece ao Tribunal de Justiça e a materialização deste agradecimento é a concessão de doze medalhas aos Desembargadores, incluindo a nossa Presidente Cynthia Resende”.  

Coronel Coutinho, Comandante-Geral da PMBA: “Sem dúvida, um momento de júbilo para a Polícia Militar da Bahia após duas centúrias trabalhando em prol deste povo. A gente comemora nosso bicentenário dizendo à sociedade baiana: ‘conte com a Polícia Militar como uma força a serviço do cidadão”. E a Justiça não poderia estar de fora desse processo por ser uma grande parceira na caminhada, no dia a dia, por uma segurança cada vez melhor no nosso Estado”.  

.

Descrição da imagem: momento em que o Governador Jerônimo Rodrigues coloca a medalha na Desembargadora Cynthia Resende; atrás dele está o Comandante-Geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA