O Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, ganhou destaque no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) com atividades realizadas ao longo de todo o mês. A Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (CODES) promoveu a 6ª edição da “Semana – Engajamento, Sensibilidade e Transformação” e retomou o Desafio EST, sucesso no ano anterior.
Com foco em metodologias ativas de aprendizagem, o projeto incentivou a criatividade, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e o protagonismo social. Estagiários de 19 comarcas foram divididos em quatro grupos e desafiados a cumprir tarefas com retorno social, impactando cinco organizações selecionadas pelas comissões do TJBA envolvidas na ação.
O primeiro desafio foi a criação dos perfis das equipes nas redes sociais, com definição de nomes e hashtags. As quatro equipes receberam as seguintes identificações: EstagForce (#EstagForcenaMissão), Têmis (#TemisDeusaDaJustiça), Indubio e OJBem (#SouOJBem).
Na sequência, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) propôs a gravação de áudios, de até um minuto, apresentando as atividades de cada setor e formas de contato. Os materiais foram veiculados na Rádio Web TJBA e a audiência medida pela ASCOM definiu a equipe vencedora da rodada. Além da competição, a ação ampliou o conhecimento do público sobre os diferentes setores do Tribunal.
A Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) conduziu o segundo desafio, em sintonia com o Agosto Lilás, campanha nacional de combate à violência doméstica instituída pela Lei nº 14.448/2022. Nas redes sociais, os estagiários compartilharam fotos com um X vermelho na palma da mão, símbolo do movimento “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio da Coordenadoria da Mulher do TJBA. Ao todo, 17 influenciadores se engajaram na campanha digital “Diga não à Violência Doméstica”.
A terceira atividade foi organizada pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de todas as formas de Discriminação (COPAMSD). Cada grupo deveria criar um vídeo, de até três minutos, estimulando uma “trend viral” para a campanha “Estagiários contra o Assédio Moral no Ambiente de Trabalho – Cheguei para aprender! Não me ensine a fazer errado”. As produções foram publicadas nas redes sociais da Unicorp e avaliadas pelo nível de engajamento alcançado.
Já o último desafio ficou sob responsabilidade da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS). Com o tema “Respeite a diferença – nossa diferença é um direito e a diversidade é nossa força”, os estagiários produziram vídeos para o Instagram abordando questões como racismo, capacitismo, intolerância religiosa, etarismo, misoginia e LGBTfobia, ou um panorama geral sobre discriminações. A equipe com maior número de compartilhamentos foi a vencedora da rodada, somando 915 interações.
Paralelamente aos desafios semanais, o Desafio EST promoveu arrecadações solidárias para instituições mapeadas pelas comissões participantes. Os resultados foram expressivos:
Após semanas de dedicação e engajamento, a equipe Têmis conquistou o primeiro lugar, somando 540 pontos, e recebeu como prêmio cursos oferecidos pela Unicorp. O ranking completo e o memorial do Desafio EST 2025 estão disponíveis na página oficial da ação.
Iniciativas como a Semana Est fortalecem o senso de comunidade no TJBA e deixam marcas que ultrapassam os limites da instituição. Jovens e estudantes que passam pelo Programa de Estágio contribuem com inovação e entusiasmo, ao mesmo tempo que recebem formação humanística e profissional de qualidade. Reconhecido nacionalmente como um dos melhores do país, o programa reafirma o compromisso do TJBA em valorizar seus estagiários e ampliar o impacto positivo de suas experiências.