Dando seguimento às vistas realizadas pelo Projeto Sead vai até Você, a equipe da iniciativa capitaneada pela Secretaria de Administração do Tribunal de Justiça da Bahia esteva nas Comarcas de Dias D’Àvila, Camaçari, Entre Rios, Alagoinhas, Candeias e Mata de São João no decorrer desta semana (de 12 a 16/3). A iniciativa busca aproximar o TJBA das Comarcas do interior do Estado, por meio de visitas presenciais, pré-agendadas, realizadas por uma equipe multidisciplinar.
Clique aqui e veja galeria de fotos
Na segunda-feira (12) foi a vez do Fórum de Dias D’Ávila, localizado na Região Metropolitana. Na ocasião, a Secretária de Administração, Ana Paula Carmo, esteve no local, acompanhada por representantes de outros setores da Corte. Durante a visita, servidores que ocupam funções administrativas, assim como Diretores de Varas, puderam externar suas demandas mais urgentes. Temas relacionadas à acessibilidade e segurança foram destaque.
“Os servidores, assim como eu, ficaram extremamente agradecidas pela atenção. De uma vez só, em um esforço concentrado, foi possível resolver uma série de assuntos e estabelecer contatos pessoais”, avaliou o Juiz Josemar Dias Cerqueira, titular da Vara Cível de Dias D’Avila, e Diretor do Fórum. O magistrado, que também é responder pela Comarca de Rio Real, no nordeste do Estado, conta que a equipe circulou pelas instalações da unidade.
Fechando o cronograma, nesta sexta-feira (16), foi a vez da Comarca de Mata de São João. Anteriormente, na terça-feira (13), a equipe da Sead visitou Camaçari. Já na quarta-feira (14), foi a vez de Entre Rios. Encontros nas Comarcas de Alagoinhas e Candeias ocorreram na quinta-feira (15).
“A ideia para o projeto surgiu quando percebi a falta de comunicação e a distância entre os administradores e a Sead. O projeto é uma forma de mostrar ao magistrado que ele não está sozinho”, explica a Secretária Ana Paula.
Durante as visitas, a equipe distribui um kit com material de orientação elaborado por cada um dos setores da Corte com informações sobre as tarefas administrativas. No final de todas as visitas programadas, a Sead produzirá uma cartilha definitiva, com todas as áreas de atuação e orientações sobre cada um dos aspectos administrativos de uma unidade.
“Temos sido bem recebidos em todas as comarcas que estamos visitando. Os juízes têm adorado a aproximação e contato com a equipe, pessoas com quem antes eles só falavam por telefone”, conta a Secretária.
A Sead também instituiu um endereço de e-mail, exclusivo para os administradores, com o intuito de facilitar a comunicação entre as Comarcas e o setor, tornando a troca de informações mais veloz e menos burocrática. “Se ele precisar abrir algum processo ou tirar alguma dúvida, ele pode falar rapidamente conosco”, salienta. A Sead trabalha em um relatório, reunindo o quantitativo de cada uma das demandas verificadas nas Comarcas visitadas.