Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Evento do TJBA destaca o acolhimento de vítimas de Violência Doméstica na 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa  
26 de agosto de 2025 às 10:13
Evento do TJBA destaca o acolhimento de vítimas de Violência Doméstica na 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa  

A 5ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Salvador, localizada na Casa da Mulher Brasileira, realizou um “Encontro Entre Mulheres”, na terça-feira (19), marcando a 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O evento contou com a participação de mulheres vítimas de violência com processos em tramitação na referida unidade judiciária e com as assistidas da Casa da Mulher Brasileira.   

O objetivo foi proporcionar momentos de bem-estar, relaxamento, beleza e incentivo ao empreendedorismo e ao autoconhecimento. A abertura foi realizada pela Juíza Titular da 5ª Vara de Violência Doméstica, Patrícia Sobral Lopes, que externou a importância da presença das mulheres naquele momento e a atuação de toda a equipe no enfrentamento à violência, destacando o trabalho em rede.  

A programação contou com a oficina de limpeza de pele e automaquiagem, proporcionada pela Diretora da Mary Kay, Patrícia Britto, que proporcionou a elevação da autoestima e o empoderamento das vítimas. Em seguida, houve a oficina de alongamento e respiração com a Fisioterapeuta Loiane Lessa, que apresentou técnicas para controlar a ansiedade e melhorar a postura e o equilíbrio.   

Evento do TJBA destaca o acolhimento de vítimas de Violência Doméstica na 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa  

Já a oficina de arteterapia, desenvolvida pela Pedagoga Mônica Soledade, ensinou às mulheres a confeccionar chaveiros em formato de coruja feitos com feltro, incentivando o empreendedorismo e a possibilidade de renda, além de estimular a criatividade. A arteterapeuta explicou que começou a criar os chaveiros para custear a faculdade, inspirando as mulheres a persistirem em seus sonhos e não desanimarem diante das dificuldades.  

Para encerrar o evento, as psicólogas voluntárias do TJBA que atuam na 5ª Vara de Violência Doméstica – Beatriz Brazão, Yasmin Pereira, Lara Medeiros e Thainá Martins – conduziram uma dinâmica. A atividade propôs a criação de cartazes que representassem os sentimentos, as emoções e os afetos despertados durante o encontro.  

Entre as palavras mais destacadas, estiveram: união, paz, alegria, comunhão, amor, coragem, resiliência, amizade, vida e respeito. A proposta não apenas estimulou a criatividade, mas também reforçou o clima de integração e reflexão que marcou todo o evento.  

Texto publicado: Ascom TJBA