Com o objetivo de desmistificar a depressão e combater o suicídio, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) lança a campanha #ExisteSOLUÇÃO. Dentre as metas da iniciativa estão: colocar em pauta, no debate público, assuntos relacionados à depressão e esclarecer, para quem enfrenta esse processo, que existem razões para procurar ajuda e não desistir da vida.
A ação tem início hoje (18), antes mesmo do Setembro Amarelo (mês em que toda a sociedade discute temas associados a um quadro depressivo e argumenta motivos para se dizer “não” ao suicídio e “sim” à vida). O início antecipado da campanha #ExisteSOLUÇÃO se deve ao fato do PJBA reconhecer que o assunto precisa estar em pauta o ano inteiro.
Saiba mais sobre o Setembro Amarelo aqui: https://www.setembroamarelo.com/
“A depressão é um grave problema de saúde pública, a nível mundial, que conforme colocado, é um dos fatores de risco para o suicídio. Cerca de 1 milhão de pessoas se suicidam por ano no mundo. Já vem ocorrendo, há algum tempo, um aumento desses números entre os jovens”, explica a Psicóloga Nara Borges, servidora do Serviço de Apoio e Orientação Familiar do PJBA (SAOF).
Segundo a profissional, existe uma resistência muito grande em observar os transtornos mentais como doenças, o que de fato são. “Muitas vezes as pessoas são julgadas […] acham que é uma questão de força de vontade.”
#ExisteSOLUÇÃO consistirá em uma série de matérias no site da Corte, além de postagens semanais no Instagram (@tjbaoficial) e publicações no Twitter (@tjbahia), abordando temas como depressão no trabalho; incitação ao suicídio é crime; e diferença entre luto, tristeza e ansiedade.
Fique ligado nos canais de comunicação do PJBA, o conteúdo será diversificado e, sem dúvida, de grande relevância para toda a sociedade.
Rádio Web – A rádio da Corte baiana também transmitirá áudios relacionados ao tema. Para acessar o meio, é só clicar no botão que fica no lado direito do site institucional, ou do lado esquerdo, se o acesso for por dispositivos móveis.
A campanha é promovida pelo PJBA por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP).