Em comemoração aos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as Aldeias Infantis SOS Brasil, entidade privada sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, promovem um fórum regional nestas quinta e sexta-feiras, das 8 às 17 horas, em Lauro de Freitas, no Centro de Referência Cultural de Portão – Terminal Turístico Mãe Mirinha.
Estão programadas a conferência “Reflexões e impressões dos 18 anos do ECA”, com o juiz Humberto Costa Vasconcelos Júnior, da Vara de Infância de Recife, e as palestras “A Família no Cenário Nacional: as diversas configurações familiares e as competências familiares”, de Solange Pinto Meinking, mestre em psicanálise e diretora da Fundacem, e “Os Conselhos Setoriais e o Conselho Tutelar, o desafio da atuação em rede”, de Ana Elisabeth Costa Gomes, historiadora da Uneb e mestra em Estudos Étnicos e Africanos da Ufba.
Das atividades constam ainda as mesas-redondas “Redimensionando o olhar sobre as diversas formas de violência contra crianças e adolescentes” e “O papel de cada ator na construção e no desenvolvimento da rede – Estado, terceiro setor e da comunidade” e o painel “As políticas públicas, orçamento e o Fundo da Criança e do Adolescente: desafios para fazer funcionar o sistema de garantia de direitos”.
As inscrições devem ser enviadas ao endereço eletrônico forumregional@aldeiasinfantis.org.br.