Feira de Santana, segunda maior comarca do Estado, recebe oficialmente nesta sexta-feira (26) as novas instalações do Fórum Filinto Bastos e da Vara da Justiça pela Paz em Casa.
A desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, vai representar a presidente Maria do Socorro Barreto Santiago nas duas inaugurações.
Às 9 horas, a desembargadora entrega o prédio que agora conta com novo sistema de climatização, visando à eficiência energética, e instalações elétricas e de telefonia atualizadas. As unidades judiciais foram reformuladas e houve melhor aproveitamento das áreas comuns.
“O desenvolvimento de Feira de Santana gera muitas demandas. O Poder Judiciário precisa, então, estar aparelhado para fazer frente a essa peculiaridade da comarca. Por isso, a reforma foi de crucial importância, em especial para as diversas varas instaladas nos últimos anos”, afirma o titular da Vara de Execuções Penais, juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior.
A reforma do fórum também contemplou a modernização dos sistemas de proteção contra incêndio, a troca de pisos e revestimentos e a adaptação para acessibilidade nos sanitários, além de nova sinalização e cobertura e de reparos na fachada.
Paz – Em seguida, às 11h30, a desembargadora Nágila Brito, inaugura as novas instalações da Vara da Justiça pela Paz em Casa, na Rua Israelândia, nº 78. A unidade, cujo titular é o juiz Wagner Ribeiro Rodrigues, possui um acervo de aproximadamente 3,5 mil processos.
De acordo com os números divulgados pela unidade, nos últimos três meses foram proferidas 105 sentenças de mérito e adotadas 248 medidas protetivas, dentre outros procedimentos.