“Um presente para as Corregedorias de todo o Brasil”. Assim estão conhecidos os painéis de monitoramento de processos do PJeCor, desenvolvidos pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) e apresentados no dia 18/08, na 89ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, encerrado no último final de semana, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Depois de ser exibida no evento, como destaque entre as boas práticas, a ferramenta passou a ser cobiçada por representantes dos Tribunais de Justiça de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande Norte, Tocantins e Piauí. Todos demonstraram interesse em conhecer e utilizar os painéis.
“Fiquei bastante impressionado. A ferramenta recolhe os dados através do PjeCor Tools e gera pelo menos três painéis: um acerca de como está a situação dos processos da Corregedoria; outro de processos paralisados há mais de 100 dias; e um outro sobre as metas do CNJ”, afirmou o Juiz Corregedor Auxiliar do Rio Grande Norte, Marivaldo Dantas, responsável pelo Comitê Nacional do PjeCor. “É um presente da Corregedoria das Comarcas do Interior para as demais Corregedorias. Já enviei para a equipe da Corregedoria de Justiça do Rio Grande do Norte e o pessoal vai entrar em contato com a Bahia para se assenhorar do projeto e utilizá-lo lá no estado”, completou.
A solução também entusiasmou magistrados de outros estados. “Quero parabenizar o TJ da Bahia pela ferramenta colocada à disposição. Isso vai trazer muitos benefícios ao Tribunal gaúcho, que já está em contato para que a gente possa utilizá-la. Obrigada pelo presente. O Tribunal gaúcho agradece à Bahia”, disse a Juíza Cristiane Hoppe, Corregedora Coordenadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
“Os painéis desenvolvidos por nós estão à disposição de todos os Tribunais e outros órgãos do sistema de justiça que trabalhem com o PjeCor. Foram pensados, desde a origem, para a utilização de todos, aumentando a sinergia do Poder Judiciário”, disse o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior.
O principal benefício é a reunião dos dados provenientes do PjeCor e a possibilidade de trabalhar as informações de forma direta, automática e transparente, sem a necessidade de pedi-los ao Conselho Nacional de Justiça. “Vislumbramos que essa será a principal ou uma das principais ferramentas de gestão das corregedorias, inclusive de outros segmentos de Justiça”, diz a Assessora da CCI, Luciana Bichara, que fez a apresentação ao lado do cientista de dados e responsável pelo núcleo de informática da CCI, Edgard Pitombo.
Descrição da imagem: servidores da Corregedoria das Comarcas do Interior fazem apresentação da ferramenta no Encoge [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem