A Comarca de Ilhéus sediou o primeiro módulo do curso de Formação de Facilitadores em Processos Circulares – Círculos de Construção de Paz (não conflitivo), promovido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau, entre os dias 13 e 15 de outubro, no Fórum local.
A capacitação teve como público-alvo servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), voluntários do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) de Ilhéus, integrantes da Polícia Militar e técnicos da rede municipal. A iniciativa integra o programa de formação continuada desenvolvido pelo TJBA que visa desenvolver lideranças do Judiciário alinhadas à cultura da escuta, da corresponsabilidade e da pacificação institucional.
O curso também tem o propósito de fortalecer competências socioemocionais e estratégicas, promover ambientes de trabalho saudáveis, aprimorar práticas de governança ética e participativa e disseminar metodologias restaurativas na mediação de conflitos e no fortalecimento de equipes.
Neste módulo, os instrutores foram a Juíza Sandra Magali e o servidor Thomas Herbert Lacerda, ambos da Vara da Infância e da Juventude de Ilhéus. Ao final da formação, espera-se que os participantes estejam aptos a aplicar a prática restaurativa dos Círculos de Construção de Paz em situações não conflitivas, tanto em casos encaminhados pelo magistrado quanto em contextos informais fora da esfera judicial.
O segundo módulo da capacitação, voltado às situações conflituosas, está previsto para ocorrer de 6 a 8 de abril de 2026. A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA).