O Juizado Especial Cível de Gandu promove entre os dias 27 e 31 uma semana de conciliação, instrução e julgamento para a solução de 100 processos. De acordo com a juíza Mariah Meirelles de Fonseca, a intenção é evitar, até a realização do evento, a marcação de audiências para 2009, com perspectiva de julgamento até o final do ano de todas as demandas do Juizado Especial Cível já ajuizadas.
A semana de conciliação surgiu da necessidade de imprimir maior celeridade aos processos, principalmente no JE e atende à Recomendação 8 do CNJ, ao Decreto 36, de julho de 2008, do Tribunal de Justiça, e a orientação da Presidência do TJ e da Corregedoria das Comarcas do Interior. Além disso, vai comemorar os três anos de funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Gandu.
PARABENIZA – A Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação (Coppemc) enviou ofício à juíza Mariah Meirelles de Fonseca manifestando satisfação com a realização da semana de conciliação, instrução e julgamento.
A desembargadora Ivete Caldas, presidente da Comissão, afirma à magistrada: “Iniciativas como esta, que revelam o empenho e o espírito público de V. Exa., devem ser aplaudidas, animam e encorajam os integrantes desta Comissão a continuar trabalhando incessantemente, perseguindo os objetivos almejados, pois servem de exemplo para que outros colegas também se engajem neste Movimento pela Conciliação, que não é realizado apenas no nosso Estado, mas em âmbito nacional, dando-lhes maior apoio e atenção”.