Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Iaçu: TJBA reinaugura Fórum da Comarca e promove o avanço do Judiciário no interior do estado 
6 de novembro de 2025 às 17:23
Iaçu: TJBA reinaugura Fórum da Comarca e promove o avanço do Judiciário no interior do estado 

“As pessoas já entram felizes pela reforma. O Fórum está impecável”. A declaração é da servidora Rita de Cássia Pereira, Administradora do Fórum da Comarca de Iaçu há 32 anos. Localizada a 279 quilômetros de Salvador, a cidade conta, agora, com uma unidade judiciária revitalizada e mais preparada para receber os cidadãos. 

Na manhã desta quinta-feira (6), a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, reinaugurou o Fórum Deputado Luís Eduardo Magalhães durante uma cerimônia no Salão do Júri. Autoridades da região, magistrados e servidores lotaram o ambiente. A satisfação com o avanço da justiça na localidade era visível no rosto de todos. 

Veja as fotos da cerimônia de reinauguração 

“O Fórum desta comarca simboliza o compromisso inegociável do Poder Judiciário baiano com a prestação jurisdicional de qualidade, célere e acessível. A reforma geral pela qual passou este edifício contemplou não apenas aspectos estéticos, mas fundamentalmente elementos de modernização, sustentabilidade e acessibilidade”, destacou a Presidente Cynthia Resende. 

São 37 anos de história. Em 1988, a Comarca de Iaçu nascia. E, nesta quinta-feira, um marco consolidou a trajetória da Justiça na cidade. “Os números revelam a dimensão do nosso compromisso em fazer frente à necessidade estrutural que os jurisdicionados precisam e merecem: em 2025, até outubro, houve 1.671 processos novos nesta comarca que possui, hoje, um acervo de 4.384. Esses números demonstram a confiança da população no Judiciário e o desafio que enfrentamos para garantir a celeridade processual”, acrescentou a Presidente do TJBA. 

Reforma – O Fórum passou por uma revitalização geral, com serviços de revisão hidrossanitária e do telhado e do gesso; troca de lâmpadas por modelos em LED; substituição dos ares-condicionados antigos; adequações de acessibilidade, incluindo a criação de banheiro para pessoas com deficiência; instalação de piso tátil, rampas e guarda-corpos; e a criação de vagas específicas. O prédio passou, também, por pintura; adequações de segurança, com elevação do muro externo para instalação de concertina; revitalização do gradil; iluminação externa; entre outros. 

A unidade ganhou uma TV Corporativa, em local de circulação do público externo. O aparelho de televisão transmite informações do Judiciário baiano, além da transmissão, em tempo real, da Rádio Web TJBA. Essa iniciativa da Presidência busca aproximar a Administração do TJBA, sediada em Salvador, dos magistrados e dos servidores lotados nas unidades judiciárias de 1º Grau, além de promover um canal aberto de diálogo. 

“Um Fórum não é somente uma repartição pública, mas também uma casa de justiça. Lugar que há, sim, julgamento, mas há, também, um acolher da sociedade”, explicou o Diretor do Fórum, Juiz Leandro da Silva Ribeiro. 

Conecta Justiça – A ampliação do Judiciário em Iaçu não parou na reforma do Fórum. O Conecta Justiça é mais um motivo para os iaçuenses comemorarem. A Presidente Cynthia Resende; a Supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJBA, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos; e a Coordenadora do Núcleo de Cooperação Judiciária e Assessora Especial da Presidência, Juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho, assinaram um termo de cooperação técnica com o Prefeito de Iaçu, Nixon Duarte Muniz, para a implantação do projeto na cidade. 

O Conecta Justiça, através de parcerias com entidades públicas e privadas, disponibiliza rede Wi-Fi para o cidadão local e, assim, permite o acesso a diversos serviços do TJBA. Ao se conectar à rede de internet, a pessoa poderá ter acesso, de forma gratuita, a serviços digitais como balcão virtual, consulta sobre andamento processual e participação em audiência virtual. 

Entre os benefícios do Conecta Justiça, está a redução da necessidade de deslocamento do cidadão às unidades do Poder Judiciário Estadual, pois os serviços de internet ficam disponibilizados nas instalações dos parceiros, que podem ser instituições públicas ou privadas, como farmácias e lojas do comércio local. 

Saiba mais sobre o Conecta Justiça 

Após a cerimônia de reinauguração – que contou com apresentações de dança, balé e artes marciais de instituições locais –, a Presidente confraternizou com os servidores e aproveitou para agradecer o empenho e a dedicação de todos. 

Texto publicado: Ascom TJBA