A agenda de inaugurações no interior do estado segue sendo cumprida pelo Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Lourival de Almeida Trindade. Na quarta-feira (27/10), o Magistrado marcou presença na Comarca de Paulo Afonso para a inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC).
A cerimônia de inauguração começou com o Prefeito da cidade agradecendo tudo que o Presidente do PJBA tem feito por Paulo Afonso. “Foi ele o introdutor da Vara da Família e ele que está introduzindo, hoje, o Cejusc”, ressaltou o Prefeito, acrescentando a importância do novo Centro para a cidade. “É obrigação nossa retribuir tudo que ele tem feito por Paulo Afonso, somos gratos”, finalizou.
O Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade se mostrou encantado com a cidade. “O olhar seria de amor à primeira vista pela paisagem”, ressaltou. Sobre o Cejusc, o Magistrado abordou que “é uma nova formatação para resolução dos conflitos, porque uma das características principais do Centro é fazer com que as pessoas saiam com seus conflitos resolvidos e não apenas solucionados, saiam satisfeitos, apaziguados psicologicamente”.
O CEJUSC da Comarca de Paulo Afonso tem como Coordenadora a Juíza de Direito Janaína Medeiros. “É com imenso prazer e satisfação que acompanho a inauguração desse Cejusc, me sinto honrada em fazer a coordenação desse Centro”, indicou a Juíza em seu discurso, agradecendo aos colegas presentes.
Na ocasião da inauguração, também foi assinado o Termo de Cooperação Administrativa entre o Estado da Bahia, por intermédio do PJBA, e o Município de Paulo Afonso. O acordo tem por objetivo a cooperação administrativa visando a melhoria do atendimento à comunidade da cidade, através da colaboração recíproca dos participantes.
Também participaram do evento Juiz de Direito Diretor do Fórum da Comarca de Paulo Afonso, Reginaldo Coelho Cavalcante; o Juiz de Direito da 2ª Vara dos Crimes Relativos às Questões de Consumo Cíveis e Comerciais, Acidentes de Trabalho da Comarca de Paulo Afonso, Claudio Santos Pantoja Sobrinho; Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca, Juiz Euclides dos Santos Ribeiro Arruda; Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Júri e Execuções Penais da Comarca, João Celso Peixoto Targino Filho; Juiz de Direito da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca, Martinho Ferraz da Nóbrega Júnior; Defensora Pública Regional Coordenadora da 10ª Defensoria Pública Regional da Comarca, Bruna de Carvalho Chaves Peixoto; o Vice Prefeito da Comarca Marcondes Francisco dos Santos; o Prefeito do Município de Glória, David da Silva Cavalcanti; o Procurador do Município de Paulo Afonso, Igor Matos Montalvão; o Procurador do Município de Glória, Pedro Vitor Ribeiro Feitosa; e o Tenente Coronel de Infantaria do Exército Brasileiro, Comandante da 1ª Infantaria, Pedro Alves Farias.
Representando o PJBA estavam a Chefe de Gabinete da Presidência, Clio Nobre Felix; o Secretário-Geral, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário de Administração, Fabrício Nascimento Ferreira; a Secretária Judiciária, Bianca Serra Araújo Henkes; o Major PM Sérgio Dias e o Major PM Carlos Eduardo, representando o Gabinete de Segurança Institucional; o Ajudante de Ordem da Presidência, Ten. Cel. PM Luide Souza; e o Assessor de Comunicação, Moisés Bisesti.
No âmbito do PJBA, as unidades do Cejusc são geridas pelo NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos A solenidade de inauguração na íntegra pode ser assistida através do Canal do Poder Judiciário.