O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), lançou um novo vídeo da campanha “Inclusão que Transforma – Ensinando e Aprendendo com Estagiários PCDs”, reforçando o compromisso da Corte com a promoção da acessibilidade e da inclusão no ambiente de trabalho.
O vídeo tem como protagonista Vinícius Gouveia, jovem com Síndrome de Down que atua como estagiário no Gabinete do Desembargador Maurício Kertzman. A produção mostra a rotina de Vinícius e traz o depoimento do seu coordenador, o Assessor Elvis Gibson, que fala sobre as atividades desempenhadas, as habilidades do estagiário e o impacto positivo da convivência no ambiente profissional.
Com uma linguagem leve, o conteúdo destaca como a presença de pessoas com deficiência enriquece as equipes e contribui para a construção de um Judiciário mais diverso e humano.
Confira o vídeo:
“Eles aprendem conosco e nós aprendemos muito com eles”, essa é a mensagem que norteia a campanha, lançada no ano passado para valorizar a experiência de estagiários PCDs no TJBA e expressar a importância da inclusão no mercado de trabalho.
Neste novo momento, a campanha ouve os gestores e os colegas de trabalho que convivem, diretamente, com esses estagiários, compartilhando experiências reais de aprendizado mútuo e de quebra de barreiras no dia a dia.
O vídeo dá continuidade à campanha institucional e ao compromisso da Corte baiana em promover um ambiente acessível, acolhedor e igualitário para todos. Em conformidade com a Lei nº 11.788/2008, o TJBA dispõe de 10% das vagas de estágio para pessoas com deficiência, para que mais pessoas como Vinícius façam parte do seu quadro funcional.