Promover a acessibilidade e a inclusão no ambiente de trabalho é, antes de tudo, assegurar o respeito aos direitos humanos. Nada mais coerente, portanto, que uma instituição como o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) esteja alinhada com o propósito de valorizar a diversidade, oferecendo igualdade de oportunidades em um espaço onde todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e capazes de contribuir plenamente.
Com o intuito de mostrar o poder transformador da inclusão, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) promovem a campanha “Inclusão que Transforma – Ensinando e Aprendendo com Estagiários PCDs”. Por meio de vídeos que serão publicados, semanalmente, no Instagram do TJBA, estagiários e estagiárias PCDs contam como se sentem fazendo parte do quadro funcional do Tribunal baiano.
O primeiro vídeo já está disponível, confira: https://www.instagram.com/tjbaoficial/.
O ambiente de trabalho favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mecânicas e de adaptação a diferentes situações, inclusive na vida pessoal. Para uma pessoa com deficiência, não é diferente. O profissional com deficiência tem as suas particularidades, assim como suas habilidades e potencialidades.
No âmbito do TJBA, a CPAI, presidida pelo Desembargador Rolemberg José Araújo Costa, atua buscando assegurar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o pleno exercício de seus direitos. Além de dedicar-se a melhorar a acessibilidade nas comarcas da capital e do interior, promove eventos, com discussões sobre a temática, e investe no aprimoramento dos servidores e dos magistrados, por meio de programas pedagógicos e treinamentos.
Descrição da imagem: ilustrativa; contendo as marcas da campanha, do TJBA, da Segesp e da CPAI; ao centro, a frase “Veja os depoimentos de alguns estagiários e estagiárias PCD do TJBA. Surpreenda-se!”.