Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Inovação no Judiciário: TJBA realiza treinamento em inteligência artificial no AxéLab 
3 de junho de 2025 às 17:01
Inovação no Judiciário: TJBA realiza treinamento em inteligência artificial no AxéLab 

O AxéLab, laboratório de inovação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), realizou o Treinamento e Imersão SAS, evento que reuniu magistrados, servidores e especialistas em ciência de dados para apresentar novas soluções de inteligência artificial capazes de transformar a gestão de informações da Corte. O encontro aconteceu no dia 2 de junho, na sala do AxéLab.  

Pela manhã, a imersão foi direcionada ao corpo técnico da Secretaria de Tecnologia e Modernização (SETIM), incluindo cientistas de dados do Núcleo de Ciência de Dados. Durante essa etapa, foi apresentada, pela Empresa Horus CDA, uma plataforma de Inteligência Artificial chamada SAS, ferramentas analíticas e modelos de inteligência artificial que podem ser aplicados ao grande volume de dados provenientes dos processos judiciais do TJBA. A ação buscou mostrar como essas soluções podem facilitar o trabalho da equipe de TI e acelerar processos internos.  

No período da tarde, o foco foi apresentar aos servidores da área de negócios as vantagens práticas da ferramenta SAS. O treinamento destacou como a plataforma pode melhorar a rotina de trabalho dos servidores e gerar ganhos significativos de produtividade para o setor.  

A plataforma SAS reúne ferramentas de análise de dados que utiliza algoritmos estatísticos e matemáticos para transformar grandes volumes de informações em insights estratégicos. Criada em 1976 nos Estados Unidos, inicialmente voltada ao setor agrícola, a plataforma evoluiu e passou a oferecer soluções modernas para governos e organizações públicas, tornando-se uma importante aliada na gestão de dados e na tomada de decisões estratégicas.  

Danilo Andrade, palestrante convidado e membro da empresa Horus CDA (parceira da SAS), explicou que a plataforma permite o uso estratégico dos dados do tribunal, aplicando algoritmos matemáticos e estatísticos para realizar projeções e revelar padrões. “Assim, gestores podem se antecipar a eventuais não atingimentos de metas, avaliar a necessidade de realocação de recursos e otimizar o orçamento”, destacou Danilo. Segundo ele, a plataforma permite projetar o atingimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça, a expectativa de novos processos e demandas orçamentárias, apoiando decisões mais precisas e eficazes.  

O executivo da SAS, Dalton Daniel, abordou, também, a importância da iniciativa: “Para o SAS, é um prazer estar aqui, uma oportunidade de apresentar as nossas ferramentas. Acreditamos que essas ferramentas podem ajudar o tribunal no dia a dia, hoje, com as soluções de inteligência artificial não generativa. Diante dos desafios comuns a vários clientes, como diversas bases de dados, podemos ajudar a consolidar essas informações e transformá-las em dashboards que ofereçam ao gestor bases para decisões mais assertivas”.  

Com a iniciativa, o TJBA reforça o compromisso com a modernização, o uso estratégico da tecnologia e o fortalecimento da cultura de inovação dentro do Judiciário baiano.   

Texto publicado: Ascom TJBA