A Comarca baiana de Lapão, localizada na região da Chapada Diamantina, ganhou um novo cidadão. É o Juiz Danilo Augusto e Araújo Franca, Magistrado Coordenador dos Cejuscs de Irecê, Lapão e Presidente Dutra.
O Magistrado tomou posse como juiz do TJBA em 16 de setembro de 2013, assumindo a Comarca de João Dourado. Ele atuou também nas Comarcas de São Gabriel e Presidente Dutra. Posteriormente, foi para a Comarca de Ubaíra, onde permaneceu por quase 2 anos. Após esse período, foi promovido para a Comarca de Irecê. Anos mais tarde, com a elevação desta Comarca para entrância final, o Titular permaneceu na unidade Judiciária.
Danilo Augusto é pós-graduado em Direito Eleitoral e, atualmente, cursa o Mestrado em Direito, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O Juiz afirmou que se sentiu honrado em receber a condecoração na última quinta-feira (7), durante a inauguração da unidade do Cejusc em Lapão. “Não tenho palavras para expressar a todos o sentimento de amor e de carinho que eu sinto pela comunidade de Lapão. É um prazer inenarrável ser hoje parte da comunidade Lapoense. Espero desempenhar minha função cada vez melhor”, discursou o Magistrado.
A indicação do nome do Juiz para receber a honraria foi feita pelo Vereador Cláudio José Rodrigues e aprovada por unanimidade pelos demais membros do Legislativo Municipal. Na solenidade, o Vereador falou da satisfação da Câmera de Vereadores de fazer justiça, do reconhecimento do trabalho do Poder Judiciário naquela Comarca através do Juiz Danilo Augusto e Araújo Franca.
“É uma Comarca que nos orgulha, e o Juiz que tem desenvolvido toda a sua atividade profissional com isenção, com autonomia para fazer Justiça e trazer o estabelecimento da paz e harmonia. Portanto, Dr. Danilo, a Câmara Municipal, de forma singela, recebe o senhor como filho adotivo de Lapão, pelo reconhecimento dos serviços prestados na Comarca e que isso sirva de incentivo para que Vossa Excelência possa fazer mais por Lapão e por todas as Comarcas que o senhor tem atuado”, ressaltou o Anfitrião.
Estiveram presentes na cerimônia, a Desembargadora Joanice Guimarães, representando o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Gesivaldo Britto; a Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II) e Coordenadora do Nupemec, Juíza Rita Ramos; o Prefeito José Ricardo Rodrigues Barbosa; o Vice-Prefeito, Márcio Messias; e as Juízas Andrea Neves Cerqueira e Catucha Moreira Gidi. Também participaram do evento, representantes da Defensoria Pública, das Polícias Civil e Militar, da Câmara de Vereadores, além de servidores do judiciário, diversas autoridades locais e cidadãos.