Com o tema “Direitos Fundamentais, Perspectivas Jurídicas e Inteligência Artificial”, o IV Seminário da Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos foi realizado na última sexta-feira (19), em Brasília. O Juiz André Gomma, da Vara de Violência Doméstica de Camaçari, participou do terceiro painel do evento, que abordou “Mediação, Conciliação e Negociação: Estratégias e Práticas”.
Além do Juiz baiano, o painel foi integrado pelo Desembargador Roberto Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Os dois palestrantes destacaram o uso dos meios de pacificação social como forma de fortalecer as relações humanas.
O seminário, ocorrido na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), contou com outros dois painéis – “Princípio da Fraternidade” e “A Ética da Inteligência Artificial na Jurisdição” -, dos quais participaram juristas de diversos tribunais, incluindo as Cortes superiores.
Os debates reforçaram o uso da tecnologia como uma ferramenta a serviço da Justiça, promovendo eficiência e celeridade, mas sempre subordinada a valores como empatia, ética e humanismo.
Assista ao IV Seminário da Anamel na íntegra: