A Juíza Titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Cláudia de Jesus Souza, recebeu o Prêmio Maria Felipa pela Câmara de Vereadores de Salvador. Que marca o Dia Internacional da Mulher Negra, latino-americana e caribenha, e o Dia Nacional da Mulher Negra.
A premiação, que ocorreu na quinta-feira (25/07), objetivou pontuar a importância e a luta diária pelos direitos dos negros no Brasil e, principalmente, contra o preconceito racial.
Em seu discurso, a Juíza agradeceu a todas as pessoas que fizeram esse dia possível e incentivou futuras vencedoras da condecoração que recebeu: “Agradeço a Maria Felipa e a Tereza de Benguela, a todas as Anas, as Cláudias e a todas as Marias e Terezas que existem em mim; agradeço a todas as minhas ancestrais e reverencio a todas que virão depois de mim, para que sigam na luta e compreendam que a verdadeira felicidade está no amor ao próximo em um mundo de equidade entre as raças e os gêneros”.
O evento comemora 15 anos de homenagens ao talento e à força de mulheres negras que se destacam na luta por direitos e contra o racismo. O próprio nome da honraria é um tributo à Maria Felipa de Oliveira, participante da Independência da Bahia.
Foi líder de um grupo com mais de 200 pessoas, composto por índios tupinambás e tapuias e mulheres negras nas batalhas contra as tropas portuguesas que atacavam a Ilha de Itaparica, onde vivia. De acordo com os relatos da época, o grupo foi responsável pela destruição de, no mínimo, 40 embarcações portuguesas.
.
Descrição: Juíza Ana Claudia de Jesus Souza posa em frente ao banner do evento [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem


