Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Juíza do TJBA media bate-papo sobre o espetáculo Prima Facie no Teatro Jorge Amado 
2 de fevereiro de 2026 às 10:14
Juíza do TJBA media bate-papo sobre o espetáculo Prima Facie no Teatro Jorge Amado 

No dia 8 de fevereiro (domingo), a juíza do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Diva Monteiro de Castro, titular da 1ª Vara dos Juizados Especiais de Irecê e juíza substituta da 2ª Vara Criminal de Serrinha, além de ex-promotora de Justiça do Estado da Bahia, mediará um bate-papo sobre o espetáculo Prima Facie, estrelado por Débora Falabella e dirigido por Yara de Novaes. 

O encontro, que busca ampliar o debate proposto pela montagem, o qual envolve violência sexual, justiça e a condição feminina, ocorre no Teatro Jorge Amado, às 20h, com entrada gratuita. Os interessados em participar devem retirar os ingressos uma hora antes do evento, na bilheteria do teatro (limitado a um ingresso por pessoa). Quem já adquiriu ingresso da apresentação para essa mesma data terá sua participação automaticamente garantida no bate-papo, sem necessidade de nova retirada de ingresso.   

Participam, ainda, do debate, a promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA) Lívia Sant’Anna Vaz, referência nacional na luta contra o racismo, doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, além de Bárbara Camardelli, atual procuradora-geral do Estado da Bahia, professora de Direito Civil da Universidade Católica do Salvador e especialista em Direito de Infraestrutura Pública, com ampla trajetória na gestão jurídica e na formação de servidores públicos. 

A conversa promete abordar os atravessamentos entre arte, direito e realidade social, através das perspectivas jurídicas e institucionais das convidadas, expandindo o olhar do público sobre os temas apresentados em cena, pela atriz, ao interpretar uma advogada bem-sucedida que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. 

Uma realização do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), a montagem segue em cartaz no Teatro Jorge Amado até 9 de fevereiro, com apresentações de quinta a segunda-feira. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/primafaciebrasil/ 

Prima Facie 

Desde sua estreia em Londres, em 2022, o texto de Suzie Miller segue uma trajetória meteórica. Prima Facie conquistou plateias na Broadway e no West End inglês, inspirou discussões internacionais e até debates legislativos sobre violência sexual. No Brasil, a peça estreou em abril de 2024, no Rio de Janeiro, e se tornou um fenômeno de público e crítica, reunindo mais de 80 mil espectadores e gerando debates com figuras importantes do sistema judiciário, como a ministra Cármen Lúcia e a subprocuradora-geral Raquel Dodge.  

Em Prima Facie, Débora Falabella interpreta Tessa, uma advogada brilhante que defende acusados de violência sexual e vê sua visão de justiça ruir quando sua própria vida é atravessada pela dor e pela violência. A peça convida o público a refletir sobre o sistema judicial, os privilégios, o corpo feminino e os limites entre lei e moral. 

Premiado em diversas categorias, Prima Facie rendeu a Débora Falabella o Prêmio Shell de Melhor Atriz, o Prêmio APCA e o Prêmio Arcanjo de Melhor Solo, além de cinco troféus no Prêmio APTR (Atriz, Direção, Cenografia, Iluminação e Figurino). 

Texto publicado: Ascom TJBA