Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Juíza do TJBA recebe Título de Cidadã Soteropolitana  
21 de março de 2024 às 18:37
Juíza do TJBA recebe Título de Cidadã Soteropolitana  

“Salvador, enfim, abre os braços para mim e eu a abraço com todo o meu coração”, afirmou a Juíza do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Laura Scalldaferri Pessoa, ao receber o Título de Cidadã Soteropolitana no Plenário da Câmara dos Vereadores, na terça-feira, 19 de março. O momento solene contou com a presença da Desembargadora Maria de Lourdes Medauar, representando a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.  

Confira a galeria de fotos do evento.

A concessão do Título, outorgado pela Câmara Municipal de Salvador, foi proposta pelo Vereador Orlando Palhinha, que reforçou sua admiração à história da Juíza Laura Scalldaferri, como uma fonte constante de motivação e inspiração. “Conferir esse Título à Laura é um merecido reconhecimento por seu incansável trabalho em prol da justiça e pelos serviços prestados à comunidade desta cidade. Muito feliz por ter tido essa percepção.”, afirmou.  

Juíza do TJBA recebe Título de Cidadã Soteropolitana  

Natural de Jequié, no interior da Bahia, e estudiosa das questões de dignidade da pessoa humana e dos princípios basilares do Estado de Direito, Laura Scalldaferri orienta sua atuação na área jurídica com foco na cidadania e na equidade social.  

“Ao receber esse Título, sinto-me parte de uma trama ancestral, tecida por mãos que moldaram essa cidade com suor, fé e resistência. Prometo contribuir para o crescimento desta cidade, para a preservação de suas tradições e para a construção de um futuro mais justo e igualitário.”, disse a homenageada.  

Durante seu discurso, a Juíza prestou homenagem à Chefe do Judiciário baiano, Desa. Cynthia Maria Pina Resende, expressando a importância da representatividade feminina no cenário jurídico “Muito me alegra constatar que as mulheres conquistaram uma representação significativa no Poder Judiciário e que a Presidência do nosso Tribunal de Justiça é conduzida pelas mãos sábias e serenas de uma mulher.”, comemorou.  

Juíza do TJBA recebe Título de Cidadã Soteropolitana  

Além dos já citados, estiveram presentes as Desembargadoras Maria do Socorro Habib, Maria de Fátima Carvalho, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e Ivone Bessa Ramos; os Desembargadores Jatahy Júnior, José Soares Aras Neto, Mário Augusto Albiani Júnior e Edson Ruy Baiense; a Promotora de Justiça, Cristina Seixas Graça, representando o Ministério Público do Estado da Bahia; o Promotor de Justiça e Professor, Paulo Modesto, representando a Academia de Letras Jurídicas da Bahia; a Advogada Fabiana Prattes, representando a OAB, Seção Bahia; a Defensora Pública, Andrea Tourinho; o Juiz Vice-Presidente da Amab, Eldsamir Mascarenhas; a Diretora-Geral da Fundeb, Pitty Canela. O Juiz Substituto de 2º Grau, Alberto Raimundo Gomes dos Santos; a Juíza Assessora Especial da Presidência do TJBA, Rita Ramos; o Juiz Assessor da Presidência para Magistrados, Gustavo Teles Veras Nunes; além de outros juízes, familiares e amigos.  

Trajetória da homenageada – A Juíza Laura Scalldaferri iniciou sua carreira na Magistratura aos 22 anos, em 1990, tornando-se a Juíza mais jovem do Brasil na época.  

Atuou nas Comarcas de Santa Terezinha, Castro Alves e Mata de São João, onde foi agraciada com o Título de Cidadã Honorária.  

Mestra em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e autora do livro “Pensar o final e honrar a vida: direito à morte digna”, editado pela Editora Saraiva, com duas edições esgotadas. Foi Coordenadora de Cursos na Escola de Magistrados da Bahia (Emab), durante o biênio 1998/1999.  

É Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Baiana de Direito. Lecionou na Emab e no JusPodivm. É instrutora de formadores pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e orientadora e docente no Curso Oficial de Formação Inicial de Juízes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). 

Descrição da imagem: A Juíza Laura Scalldaferri Pessoa cercada pelas autoridades que compuseram a mesa de honra do evento [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem

Texto publicado: Ascom TJBA