Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Juízes do TJBA participam de debates na Jornada Europeia 2024, em Vigo e Paris 
3 de maio de 2024 às 18:47
Juízes do TJBA participam de debates na Jornada Europeia 2024, em Vigo e Paris 

Os Juízes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Marcela Moura França Pamponet, Sandra Magali Brito Silva Mendonça, Antônio Carlos de Souza Hygino e Carlos Eduardo da Silva Camillo palestraram no evento internacional “Jornada Europeia 2024: Direito, Inovação e Sustentabilidade”. 

Realizado do dia 22 a 27 de abril, nas cidades de Vigo (Espanha) e Paris (França), os debates abordaram questões da atualidade jurídica e social. “O sentimento que resta é de gratidão pelo conhecimento compartilhado, pela oportunidade de estreitar os laços acadêmicos para além do Atlântico e o orgulho em poder representar as nossas instituições”, descreveu a Juíza Marcela Pamponet.   

Juízes do TJBA participam de debates na Jornada Europeia 2024, em Vigo e Paris 


A Magistrada destacou, ainda, que “práticas como essa contribuem para um cenário de disseminação e troca de experiências, aproximando a academia das instituições que atuam no sistema de justiça, bem como as diferentes perspectivas entre as inovações tecnológicas e os desafios da inteligência artificial que são enfrentados pelos diversos países, o que demanda a construção de soluções pelo meio da confluência de esforços entre as nações”.  

Na oportunidade, a Juíza Sandra Magali abordou a pesquisa realizada em seu mestrado profissional sobre Justiça Restaurativa. “Fiz uma pesquisa na qual eu implementei um projeto nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania com homens acusados de violência doméstica. Fiz um levantamento de todos que respondiam ao processo, verifiquei os que poderiam ser convidados. Montamos três grupos e fizemos os círculos restaurativos”, explicou a Magistrada. Ela, ainda, avaliou como positiva a mudança de comportamento dos acusados após as práticas da JR.  

Já o Juiz Eduardo Camillo levou a temática do uso da inteligência artificial como apoio ao trabalho dos magistrados. “Discuti exemplos práticos e inovações tecnológicas que já estão em uso nos Tribunais brasileiros, destacando o potencial da IA para reformular práticas jurídicas e melhorar o acesso à justiça, acelerando os procedimentos”.  

Durante a Jornada, ocorreram o 3º Foro Jurídico Ibero Brasileiro e a 2ª Reunião de Altos Estudos com promoção da troca de informações e vivências entre promotores, juízes, advogados e professores de diversos países, abrindo um leque de oportunidades acadêmicas e profissionais para conhecer realidades jurídicas de outras nações.  

Mais informações  

Descrição da imagem: magistrados baianos reunidos durante o evento, sorrindo para a foto [fim da descrição].     

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA com informações AMAB