Com o intuito de combater o racismo e o sexismo e fortalecer a luta das mulheres negras, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove o evento “Julho das Pretas” no dia 21 de julho, às 14h. Promovido pela Coordenadoria da Mulher, presidida pela Desembargadora Nágila Brito, com o apoio da Comissão de Participação Institucional Feminina e da Unicorp-TJBA, a edição deste ano tem como tema “Mulheres Negras: Justiça Racial e de Gênero”.
Interessados (a) já podem se inscrever clicando aqui.
O encontro, mediado pela advogada e Pró-Reitora da Universidade Católica do Salvador, Germana Pinheiro, será realizado no Auditório Olny Silva, no prédio-sede do TJBA, e contará com a ilustre presença das palestrantes: Vera Lúcia Santana Araújo, Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Neuza Maria Alves da Silva, Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1); Mônica Antonieta Magalhães da Silva, Defensora Pública do Estado da Bahia; e Maristela Barbosa dos Santos, Procuradora do Estado da Bahia.
As discussões vão girar em torno da superação das desigualdades de gênero e raça, destacando, especialmente, a agenda política das mulheres afro-brasileiras. A iniciativa, que visa reunir juristas e integrantes da rede de apoio à defesa dos direitos humanos, se alinha com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.