Terminou há pouco mais uma sessão de julgamento do mutirão que está sendo realizado pelos 1º e 2º Tribunais do Júri do Fórum Ruy Barbosa. Na sessão de hoje, do 1º Tribunal do Júri, que começou às 13:30h, presidida pelo juiz Cássio Miranda, o júri absolveu o réu que respondia por homicídio simples.
Atuaram na acusação e defesa, respectivamente, a promotora Armênia Cristina Santos e o advogado Raul Palmeira.
Na semana passada, nos primeiros dias, apenas um julgamento foi feito, por conta de três pedidos de adiamento encaminhados pela Defensoria Pública, apesar de as condições serem favoráveis à realização das outras sessões marcadas para terça, quinta e sexta-feira.
Devido aos pedidos por parte dos defensores públicos que atuam no 2° Tribunal do Júri, o juiz titular, Vilebaldo Freitas, providenciou a substituição dos defensores por advogados militantes da comarca para atuarem nas sessões que estão agendadas para novembro e dezembro.
São 23 processos designados pelo 2° Tribunal do Júri que estavam marcados para janeiro, fevereiro e março de 2010, para julgamentos às terças e quintas-feiras e mais 22 do 1º Tribunal, para júris às segundas e quartas-feiras, até o final do mutirão, no mês de dezembro. Às sextas-feiras ocorrerão julgamentos alternados, e os trabalhos do mutirão não alteram a rotina dos dois Tribunais do Júri, que seguem normalmente com a pauta.