Os Magistrados do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Itabuna, no sul baiano, avaliam positivamente o Programa “VAI – Vivência, Alteridade e Integração”. Uma nova edição da ação acontecerá no sudoeste da Bahia, incluindo Vitória da Conquista e outras comarcas da região. Criado na atual gestão do Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto, o Programa VAI busca aperfeiçoar o diálogo entre a capital e o interior, para melhoria da prestação jurisdicional do 1º Grau. A última ação desta natureza foi realizada em fevereiro deste ano na comarca de Ilhéus.
Na ocasião, o Juiz Alexandre Mota Brandão de Araujo, da 1ª Vara dos Juizados de Itabuna, recorda a conquista do selo ouro pela sua unidade, e comemora o fato de não ter nenhum processo concluso há mais de cem dias em seu acervo. Cenário este diferente do constatado em 2015, quando assumiu a unidade. Na época, a vara possuía processos conclusos há mais de cinco anos. O Magistrado agradece e reconhece o apoio do Juiz Paulo Chenaud, Coordenador dos Juizados Especiais no processo da conquista. O Programa é a possibilidade de trocar experiências, e reduzir a margem para erros.
A Magistrada Carla Rodrigues de Araújo, da 2ª Vara dos Juizados de Itabuna, por sua vez, avalia o encontro proporcionado pelo Programa VAI como algo fundamental, uma vez que a proximidade é a melhor forma de identificar as demandas e necessidades dos juízes de 1º Grau. A unidade da juíza também foi contemplada com o selo ouro da premiação Justiça em Números. Ela afirma que procura manter-se atenta às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos pontos de estrangulamento dento das atividades realizadas pela Vara.
A última ação do Programa VAI foi realizada na comarca de na Cidade de Ilhéus, sul do Estado, nos dias 7 e 8 de fevereiro deste ano. Anteriormente, a iniciativa esteve em Juazeiro – primeira comarca visitada pelo programa – e na comarca de Porto Seguro. O programa possui o slogan “a Presidência ao encontro da Magistratura da capital ao interior para servir cada vez melhor”.