Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Magistrados do TJBA participam do IX Congresso Nacional da Academia de Letras Jurídicas da Bahia
13 de novembro de 2025 às 14:15
Magistrados do TJBA participam do IX Congresso Nacional da Academia de Letras Jurídicas da Bahia

Magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) participaram, na última terça-feira (11), do IX Congresso Nacional da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, com o tema “O Comércio e as Novas Fronteiras do Direito”. O evento aconteceu na modalidade presencial, pelo turno da manhã, na Casa do Comércio – Espaço Mário Cravo, em Salvador. 

Representando o TJBA, a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus integrou o painel “Acesso à Justiça, sistema multiportas e reflexos na atividade econômica”. Ainda no âmbito da Corte, o Juiz e Professor Pablo Stolze Gagliano esteve presente no painel “Inovações do Direito Civil e do Direito do Consumidor no mundo empresarial”.  

Magistrados do TJBA participam do IX Congresso Nacional da Academia de Letras Jurídicas da Bahia

“A academia jurídica vem captando exatamente essas novas dimensões do Direito, do que é jurídico, do que é fato, do que se pode relacionar para um bom serviço. E o congresso foi exatamente nessa perspectiva de juntar não só o academicismo com o que era factual, com aquilo que é o dia a dia, e com as possibilidades novas de estarmos todos em busca de melhores resoluções dos conflitos, principalmente os conflitos jurídicos”, refletiu a Desembargadora Joanice Guimarães. 

O congresso, já consolidado na comunidade jurídica da Bahia, se apresenta como oportunidade para que os magistrados troquem experiências, dialoguem com o meio acadêmico e o setor empresarial, e acompanhem as transformações jurídicas ligadas ao comércio e às novas fronteiras do Direito. Reunindo profissionais de diversas áreas, o encontro favorece o fortalecimento da atuação do Poder Judiciário em ambientes de complexidade econômica crescente. 

Texto publicado: Ascom TJBA