Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Mais justiça para todos: TJBA é líder nacional na identificação biométrica de presos em flagrante 
7 de janeiro de 2026 às 16:28
Mais justiça para todos: TJBA é líder nacional na identificação biométrica de presos em flagrante 

Atuando constantemente na garantia dos direitos dos cidadãos, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) se destaca nacionalmente na identificação biométrica de presos em flagrante. Esta é uma das iniciativas apresentadas na campanha publicitária “Mais justiça para todos”, que leva ao público as ações da corte visando melhorar a prestação de serviços no estado.  

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJBA foi responsável por 14,4% das identificações civis feitas nas audiências de custódia em todo o país, com 14.502 do total de 100.751 pessoas atendidas pelos 27 Tribunais de Justiça existentes no Brasil. Os números estão atualizados até outubro de 2025.  

A verificação biométrica é um projeto do CNJ para utilizar dados como impressões digitais e reconhecimento facial a fim de melhorar a identificação de pessoas no sistema de justiça criminal, com o objetivo principal de evitar prisões erradas, como as que ocorrem por homônimos. 

Além disso, a ação garante que tais pessoas tenham acesso a documentos e direitos – como de saúde e serviços sociais -, protegendo a dignidade de cada indivíduo apresentado ao sistema de justiça.  

Campanha “Mais justiça para todos” 

Por meio de diversos canais de divulgação – como rádio, televisão, redes sociais e outdoors -, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) apresenta suas ações para garantir que a população baiana tenha acesso de forma simples e rápida aos serviços oferecidos pela corte.   

 A campanha “Mais justiça para todos” possui cunho institucional e está em sintonia com as diretrizes de gestão da Desembargadora Presidente Cynthia Maria Pina Resende, as quais se ancoram ao tripé “Mais Acesso, Mais Eficiência e Mais Governança”. 

 Além do destaque na identificação civil de pessoas presas em flagrante, a corte é líder nacional em produtividade, realiza o pagamento recorde de precatórios (mais de R$ 4,6 bilhões na atual gestão, iniciada em fevereiro de 2024) e tem utilizado tecnologia e inovação para modernizar o atendimento em toda a Bahia.