O auditório do Anexo II do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) teve uma tarde histórica nessa quarta-feira (17). O espaço reuniu desembargadores, juízes, familiares, amigos e admiradores para o lançamento do livro “Ilmar Galvão – Homenagem do Tribunal de Justiça da Bahia”.
Mais que a apresentação da obra, o momento foi de celebrar o legado e a história de luta e compromisso com a Justiça do baiano de Jaguaquara. A emoção dos presentes e do próprio homenageado simboliza a importância do reconhecimento proposto pelo TJBA, por meio da publicação.
“Essa homenagem consolidada na forma do livro, que ora se lança, nasce da necessidade desta Corte de reconhecer o valor e a contribuição desse baiano que tanto honrou o Poder Judiciário brasileiro em sua trajetória exemplar”, afirmou a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Presidente do TJBA.
Acesse, aqui, as fotos do evento.
De origem humilde, Ilmar Galvão, com dedicação e disciplina, construiu uma carreira sólida no Judiciário. Primeiro Juiz Federal da história do Acre, Galvão presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), ocupando uma cadeira na Corte Superior entre 1991 e 2003. Sua carreira, também, passa pela sala de aula, onde atuou como professor em diversas universidades e foi um dos fundadores da Faculdade de Direito em Rio Branco.
“O que torna sua trajetória ainda mais notável é o seu compromisso inabalável com os valores da Justiça e do Direito. Em tempos de transformação profunda no ordenamento jurídico brasileiro, principalmente após a Constituição de 1988, seus votos e suas decisões sempre refletem uma compreensão aguçada do papel do Judiciário na consolidação da democracia e na proteção dos direitos fundamentais”, destacou a Desembargadora Presidente.
Com prefácio do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso; e posfácio do Desembargador Lidivaldo Reaiche, o livro é uma coletânea com fotografias, documentos e testemunhos de ministros, desembargadores, amigos e alunos que conviveram com o Ministro aposentado Ilmar Galvão ao longo dos seus 92 anos de vida.
“Sua excelência, em gesto de inestimável bondade, houve por bem imortalizar a vida e a história do homenageado, em obra literária que, certamente, tocará o coração de milhares de jovens estudantes em todo o Brasil, com elevado potencial para tornar-se um farol a iluminar aqueles que acreditam que o esforço, o estudo e a retidão de caráter podem levar a conquistas inimagináveis”, pontuou o filho do Ministro, Marcelo Lavocat Galvão.
Em nome de toda família, Marcelo agradeceu à Presidência e ao TJBA a iniciativa, ressaltando que a obra é uma oportunidade para que as próximas gerações conheçam o legado do ilustre jaguaquarense.
“Ao longo dos seus 92 anos e ainda contanto, Ilmar Galvão seguiu ideários de vida do eterno Ruy Barbosa, maior jurista baiano de todos os tempos, estremeceu a Justiça, viveu do trabalho e não perdeu o ideal. Como é bom saber que esse exemplo de vida estará para sempre à disposição de homens e mulheres de boa vontade nessa memorável obra”, celebrou.
Assista à transmissão da Cerimônia de Lançamento do Livro em Homenagem ao Ministro Ilmar Galvão: