No primeiro ano da gestão do desembargador Mario Alberto Hirs, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), a modernização dos processos, cartórios e serviços foi a prioridade do Poder Judiciário baiano. Em plena Era da Informação, na qual todas as esferas da sociedade estão em constante mudança, rumo à digitalização, o TJBA tem implementado e aprimorado seus sistemas informatizados para se adequar aos novos paradigmas e dar maior celeridade à prestação jurisdicional.

Sistema de Automação da Justiça
Na primeira etapa desta gestão, a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) foi expandida na capital e nas Comarcas do Interior. Só na Comarca de Salvador, 55 novas unidades judiciais receberam o sistema de processo digital, além dos gabinetes dos desembargadores, secretarias de câmaras, Conselho da Magistratura e Tribunal Pleno. No interior, onze comarcas já funcionam com o sistema de processo eletrônico.
No SAJ, os processos são ajuizados e movimentados eletronicamente, aumentando a produtividade em até 70%, extinguindo o procedimento de carga e a diminuição de gastos com insumos de um processo físico, dentre outras vantagens.
Além das movimentações processuais mais céleres, o SAJ também conta com uma ferramenta que agiliza as sessões de julgamento: o voto provisório. Com a ferramenta, os desembargadores que compõem as turmas julgadoras antecipam o voto proferido, disponibilizando-o para os outros membros do órgão internamente. Nas sessões de julgamento, faz-se apenas a leitura das decisões. Depois de proclamado o resultado na sessão, o voto fica disponível para as partes envolvidas no processo e para os advogados, que ganham em praticidade e celeridade.
TJBA Mobile
Este ano, o Tribunal de Justiça da Bahia lançou o TJBA Mobile, aplicativo oficial para os dispositivos móveis tais quais smartphones e tablets. O aplicativo permite que os usuários façam consultas de processos nos sistemas do Judiciário, tais quais o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Sistema de Acompanhamento Integrado de Processos Judiciais (SAIPRO) e Processo Judicial digital (Projudi).
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim) do TJBA, a inovação está disponível para download gratuito na Play Store, para usuários do sistema Android, e na App Store, para usuários do sistema iOS (iPad, iPhone e iPod).

Futuras ações
O Help Desk do TJBA vai passar por mudanças. Mais moderno, passa a se chamar de Service Desk e vai englobar todo o atendimento de informática oferecido aos 20 mil usuários em todo o estado, incluindo servidores do Poder Judiciário, advogados e defensores públicos.
O Service Desk irá agregar em um único canal de acesso todos os serviços judiciários da área de Tecnologia de Informação (TI), tais quais instalação de sistemas, manutenção e instalação de equipamentos do parque tecnológico do Poder Judiciário, Sistema de Automação da Justiça (SAJ), TJBA Mobile, Portal do TJBA, Sistema de Certificação de Certidões (SCC) e Selo digital (E-Selo).
Modernizar para melhor atender ao cidadão é um compromisso da atual gestão do TJBA. As ações implementadas já estão refletindo na agilidade do atendimento a quem precisa dos serviços da Justiça.