O Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G), em parceria com a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), realizou, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a primeira turma do Curso “Liderança Transformadora: caminhos para a gestão participativa, governança ética e Justiça Restaurativa”. A capacitação, realizada de forma presencial, aconteceu na sede da Unicorp, em período matutino e vespertino.
O curso é destinado, prioritariamente, a magistrados, servidores, coordenadores e gestores de unidades que aplicam práticas restaurativas. A formação é conduzida por Cristiana Lopes de Oliveira Coelho, doutoranda em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Filosofia (UFBA), especialista em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNEB), bacharel em Filosofia e assistente social.
“Fazer gestão no serviço público é, necessariamente, atuar com base em princípios morais, éticos e próprios da função pública. Esse curso foi pensado dentro desses moldes. A proposta é trabalhar com um público que já exerce algum nível de gestão de pessoas e refletir sobre como agregar a esse trabalho o conceito de liderança influenciadora, capaz de inspirar a partir de valores éticos, morais e dos princípios da Justiça Restaurativa. Espero que as próximas turmas sejam tão participativas quanto esta e que possamos realizar um bom trabalho”, destacou a instrutora Cristiana Lopes.
A iniciativa visa promover a formação continuada de lideranças do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), alinhando práticas de gestão à cultura da escuta, da corresponsabilidade e da pacificação institucional. Além disso, busca fortalecer competências socioemocionais e estratégicas, fomentar a construção de ambientes de trabalho saudáveis, aprimorar práticas de governança ética e participativa e difundir metodologias restaurativas na mediação de conflitos e no fortalecimento de equipes.
As inscrições para as próximas turmas já estão abertas no SIEC da Unicorp. A Turma 2 será realizada nos dias 21 e 22 de outubro; e a Turma 3, nos dias 25 e 26 de novembro, no mesmo turno. Havendo vagas remanescentes, poderão se inscrever, também, servidores de outros Poderes, profissionais autônomos das áreas que compõem equipes multidisciplinares da Justiça Restaurativa, parceiros dos CEJUSCs, líderes comunitários, policiais militares, entre outros.