O presidente do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, compareceu à cerimônia de posse da procuradora-geral de justiça, Norma Cavalcanti. A solenidade, que aconteceu no dia 04 de março (sexta-feira), marcou o segundo mandato da procuradora como chefe do Ministério Público (MP).
Com discurso que sintetizou e destacou as dificuldades dos primeiros dois anos de gestão em meio à pandemia, as conquistas alcançadas e os planos para a administração do biênio 2022-2024, Norma Cavalcanti ressaltou ainda que, a partir dos princípios que nortearam a primeira gestão, a transparência, diálogo, previsibilidade e equidade de tratamento entre interessados, lutará junto com sua equipe pela contínua valorização da carreira de membros e servidores. “Com planejamento, profissionalismo e visão de futuro, fortaleceremos a autonomia administrativa e financeira da nossa instituição”, disse.
A solenidade de posse, transmitida ao vivo pelo youtube, foi marcada pela presença de diversas autoridades, presencial e virtualmente. O governador da Bahia Rui Costa destacou que optou pela recondução de Norma Cavalcanti em razão de sua longa e “brilhante” carreira no MP, de quase 30 anos.
Além das autoridades já citadas acima, a solenidade de posse contou com a participação, em sua mesa presencial, do deputado estadual Rosemberg Pinto, representando a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba); os deputados federais Antônio Britto e Lídice da Matta; do prefeito de Salvador Bruno Reis; do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior; do corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Oswaldo Lima Neto; o procurador-geral de Justiça do Ceará Manuel Freitas, representando o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).
Participaram também da mesa a corregedora-geral do MP baiano, a procuradora de Justiça Cleonice de Souza e Lima; a procuradora-chefe do Ministério Público Federal na Bahia, procuradora da República Vanessa Cristina Previtera; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Marcus Presídio; o ouvidor nacional do CNMP, conselheiro Engels Muniz; a ouvidora do MP baiano, Elza Maria de Souza; o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno; o defensor público geral do Estado da Bahia, Rafson Ximenes; a superintendente regional da Polícia Federal na Bahia, Virgínia Palharini; o procurador-chefe do MP do Trabalho na Bahia, Luís Carlos Carneiro Filho; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Plínio Carneiro Filho e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA), Daniela Lima Borges. Na mesa virtual, além dos já citados, marcaram presença o senador Ângelo Coronel e a presidente do CNPG, Ivana Cei.
Audiodescrição da imagem principal da matéria: foto de um grupo de pessoas. No centro está a procuradora-geral de justiça Norma Cavalcanti, ao seu lado estão o Governador Rui Costa e o Desembargador Nilson Castelo [Fim da descrição]
#paraTodosVerem #pracegover