Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Nova sede da Justiça Federal é inaugurada em Paulo Afonso com homenagem ao Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca 
10 de novembro de 2025 às 17:57
Nova sede da Justiça Federal é inaugurada em Paulo Afonso com homenagem ao Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca 

Paulo Afonso, no Norte do Estado, viveu um momento histórico na última sexta-feira (7), com a inauguração no município da nova sede da Subseção Judiciária da Justiça Federal, que passa a se chamar Fórum Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, Ex-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia de 1998 a 2000. 

A solenidade marcou o encerramento do Fórum de Direito Energético, Regulação e Sustentabilidade, realizado nos dias 6 e 7 de novembro, também em Paulo Afonso. 

Entre os presentes, o Governador Jerônimo Rodrigues; os Ministros do Superior Tribunal de Justiça (S TJ), Reynaldo Soares da Fonseca e Carlos Augusto Pires Brandão; a Desembargadora Federal Mária do Carmo Cardoso, representando o Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1); o Prefeito de Paulo Afonso, Mário Galinho; Magistrados do TRF1 e do TJBA, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério de Minas e Energia (MME) e de agências reguladoras do setor elétrico. 

A cerimônia foi conduzida pelo Juiz Federal João Paulo Pirôpo de Abreu, diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, idealizador da proposta acolhida pelo Pleno do TRF1. 

Nova sede da Justiça Federal é inaugurada em Paulo Afonso com homenagem ao Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca 

A escolha do nome do Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, falecido em 2017, reconhece sua marcante trajetória no Poder Judiciário baiano e seu papel pioneiro no fortalecimento da Justiça Federal no interior do estado. O magistrado atuou como juiz de direito e juiz eleitoral em Paulo Afonso, de 1965 a 1968, deixando um legado de dedicação e compromisso com o acesso à Justiça. 

“Estar aqui, hoje, na inauguração desse magnifico fórum que carrega o nome do meu saudoso pai é uma honra que me toca na alma. Em nome da nossa família, quero render a mais eterna gratidão ao idealizador dessa iniciativa, o Juiz federal João Paulo Pirôpo. É um gesto de grandeza que a família Jatahy Fonseca jamais esquecerá”, discursou o Desembargador Federal César Jatahy, do TRF1, filho do homenageado. 

Juízes-assessores do então Presidente do TJBA Edmilson Jatahy Fonseca, entre 1998 e 2000, a Desembargadora Marielza Brandão e o Desembargador Cássio Miranda, também, fizeram discursos emocionados sobre o tempo em que conviveram na Presidência. 

“Estamos eu, meu irmão e toda a minha família, honrados com a homenagem prestada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nos enche de orgulho saber que o legado deixado por meu pai ainda sensibiliza todo o sistema de justiça. Tudo isso transcende o campo pessoal; representa o reconhecimento de uma vida dedicada à ética, ao compromisso com a Justiça e ao serviço público”, disse o Desembargador Jatahy Júnior, Diretor-Geral da Unicorp-TJBA, e filho mais velho do homenageado. 

Ao final, o Governador Jerônimo Rodrigues também fez uma saudação, dirigindo aos irmãos: “Hoje, para a família Jatahy, e para família da Justiça baiana e brasileira, é um momento de celebração. Parabéns!”