Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Novo sistema de consignação em folha de pagamento dá mais autonomia ao servidor
14 de janeiro de 2013 às 15:17

Novo sistema de consignação em folha de pagamento dá mais autonomia ao servidor  A Diretoria de Recursos Humanos (DRH) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA)  realizou modificações no sistema de consignações em folha de pagamento, o eConsig, com o objetivo de possibilitar maior transparência na dinâmica de empréstimos e outras consignações. As alterações, realizadas em parceria com a Zetrasoft, empresa proprietária do sistema, estão em funcionamento desde o dia 21 de dezembro de 2012 e vêm sendo avaliadas pela DRH.

Novidades
Dentre as diversas novidades e sistemáticas protetivas ao usuário no eConsig, pode-se destacar a apresentação de ranking das taxas oferecidas pelas instituições financeiras, por ordem crescente, possibilitando ao magistrado e ao servidor a escolha daquela mais atrativa.

Além disso, o novo sistema exige das consignatárias um cadastro prévio do Custo Econômico Total (CET), o que dará segurança ao usuário sobre o valor real a ser financiado, já incluídas todas as taxas. Isso evitará que, ao assinar um contrato, o consignante se depare com uma tarifa diferente daquela inicialmente ofertada. O CET informado pelo banco no sistema não pode ser alterado após o acordo, e os valores constantes no contrato a ser assinado pelo magistrado ou servidor não pode ter dados financeiros diferentes do informado no eConsig.

Outra novidade do aplicativo é que a simulação de pedido de empréstimo pode ser realizada tanto pelo montante desejado pelo servidor quanto pelo valor da parcela máxima que ele poderá pagar. O sistema está programado para realizar cálculos de valor a ser liberado, de acordo com cada necessidade do consignante.. 

Com o propósito de dar orientações e fornecer informações sobre o andamento do processo de empréstimo, também é possível entrar em contato com a instituição financeira através de mensagens virtuais pelo próprio sistema.

Confirmação
Apesar das inovações do eConsig, vale ressaltar que ainda é necessário que o servidor ou magistrado vá até a instituição financeira para confirmar o pedido de empréstimo feito online. Ainda que seja realizado um “pré-contrato” virtual, esse acordo é anulado em 48 horas, caso o interessado não compareça ao banco para concretizar a transação do empréstimo ou de transferência de empréstimo para outra instituição (conhecida popularmente como “compra de dívida”). 

Acesso e Segurança
O novo sistema pode ser acessado através do link www.econsig.com.br/tjba/login/login_servidor.jsp utilizando o cadastro (matrícula) e a senha, a qual está sendo enviada para o e-mail corporativo de todos os magistrados e servidores do TJBA a partir desta segunda-feira (14/1).

O sistema pede, ainda, a digitação de um código de segurança, revelado no momento do login. Caso o magistrado ou servidor não faça uso do email corporativo, é necessário entrar em contato com o Help-Desk do Tribunal através do telefone 71 3324-7400, a fim de regularizar essa pendência, ou comparecer pessoalmente à DRH para obter a senha, a qual não será fornecida por outra via, tal qual endereço de e-mail pessoal.

A DRH orienta, ainda, que o usuário não deve fornecer sua senha a qualquer funcionário da instituição financeira ou “agenciador”, sob hipótese alguma. “No momento da confirmação da transação, o próprio servidor é quem deve conferir as informações na tela do computador, inclusive os valores,  e digitar ele próprio a senha”, enfatiza a Diretora de Recursos Humanos, Ray Lúcia Miranda Torres.

Texto: Ascom