Com olhares atentos a novos conhecimentos, doze adolescentes de Casas de Acolhimento da Bahia assistiram à aula “Espelho do amanhã: escrevendo a minha história com minhas próprias mãos”. Eles são os primeiros a participar do Projeto “Novos Lares Novos Olhares”, que capacita jovens institucionalizados, a partir de 14 anos, e oferece oportunidades no mercado de trabalho, nos cartórios extrajudiciais do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

.
A iniciativa é da Corregedora das Comarcas do Interior do TJBA (CCI) e a aula magna, realizada no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJBA, na sexta-feira (28), marca o início da capacitação. Ao final do evento, a assinatura de termo de compromisso com serventias extrajudiciais de 16 cidades diferentes formalizou o ato de parceria com a CCI.
“Sei que coisa boa vem por aí. Fui recebida muito bem aqui e estou amando. Vou aproveitar cada segundinho”, afirmou uma das jovens da Casa Anjos do Cuidar, de Dias d’Ávila, presente no evento.



Clique aqui e assista à solenidade na íntegra.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.
Para a Coordenadora da Casa Lar de Mata de São João, Priscila de Jesus, o projeto representa a abertura de novos caminhos. “Temos desafios no acolhimento desses adolescentes, que acabam sendo invisíveis para muitas questões. Que bom que temos parceiros e pessoas que pensam e entendem que esse processo pode ser diferente. Nossa intenção é participar desses espaços para dar amplificação de voz e construir um melhor futuro”, afirmou.
“Tenho certeza de que vai ser bom para mim e para minha família. Vou dar mais orgulho. Vou trabalhar no Tribunal”, declarou uma outra jovem participante, da Casa de Acolhimento de Dias d’Ávila.
.
Abertura
Na abertura do evento, a Corregedora das Comarcas do Interior, Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, falou sobre o projeto e, emocionada, agradeceu aos parceiros e estimulou os participantes. “Os jovens que iniciam essa capacitação são exemplos de determinação e superação. Eles cresceram sobre a proteção do Estado e recebem, agora, uma chance concreta de desenvolver habilidades e construir uma trajetória profissional sólida. Isso representa mais do que o caminho para o trabalho, porquanto é um passo fundamental para sua autonomia, inclusão social e realização pessoal”.


O Desembargador Salomão Resedá, Coordenador da Infância e da Juventude do TJBA, também, encorajou os jovens para aproveitarem o que está sendo oferecido e falou do sentimento de gratidão. “Vivo um sentimento duplo, de felicitação e de agradecimento à Corregedoria das Comarcas do Interior. Parabenizo pela sensibilidade de olhar para esse segmento social. Aos jovens, aproveitem a porta que está sendo aberta”. Na oportunidade, o Desembargador Salomão representou o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Roberto Maynard Frank.
O Juiz Auxiliar da CCI e Coordenador do projeto, Valnei Mota Alves, conduziu a apresentação da iniciativa e a aula “Espelho do amanhã: escrevendo a minha história com minhas próprias mãos” para os adolescentes. Ele destacou aspectos importantes, os objetivos da capacitação e da inserção profissional dos jovens institucionalizados, bem como a estrutura do programa, as parcerias e os resultados esperados.
“Os representantes dos cartórios só estão abrindo portas; e os senhores, na verdade, é que estão engrandecendo-os ao oportunizarem que eles cresçam como serviço público e como pessoas”, falou o Juiz Valnei Mota Alves para os adolescentes.

Parcerias
Representantes das associações de serviços extrajudiciais, parceiras do TJBA nesse projeto, se manifestaram durante o evento, em apoio e incentivo aos jovens. Eles apresentaram exemplos pessoais e profissionais, assim como se colocaram dispostos para ajudar, compartilhar conhecimentos, ensinar e aprender com os adolescentes.
Na ocasião, assinaram o termo de compromisso representantes de cartórios das cidades: Ibotirama, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe, Entre Rios, Santo Estêvão, Jacobina, Salvador, Serrinha, Castro Alves, Santo Amaro, Rafael Jambeiro, Candeias, Mata de São João, Brumado, Una e Itaberaba.
.
Clique aqui e acesse a cartilha com o passo a passo para a participar do projeto
Estiveram presentes, na Mesa de Abertura, além dos magistrados citados, o Juiz da 1ª Vara Criminal da Infância e da Juventude da Comarca de Itaberaba, Mateus Oliveira de Souza; a Presidente da Associação de Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), Karoline Cabral; a Diretora do Colégio de Notários do Brasil, Seção Bahia, Márcia Schwarzer, representando Presidente Giovane Gianellini; o Presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen-BA), Carlos Magno; e o Vice-Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, na Bahia (Anoreg/BA), Valdemir Sena Carneiro. A Promotora, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, Ana Emanuela Cordeiro Rossi Meira, representando o Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia Souza Marques, também participou da abertura.
O Projeto “Novos Lares, Novos Olhares” está alinhado com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 543/2024 e permanece aberto a novas parcerias. Para mais informações e para saber as formas de participação, entre em contato pelo e-mail projetoscci@tjba.jus.br.
“Vamos romper ciclos de vulnerabilidade. Cada profissional formado nesse projeto será um agente de mudança. Conclamo os notários e os registradores a participarem ativamente, acolhendo esses futuros profissionais. A ação fortalece a justiça e a equidade, bem como reafirma o compromisso do Judiciário com a promoção da dignidade”, ressaltou a Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro.
.
.
Descrição da imagem: Foto da plateia no Auditório Desembargador Olny Silva, no edifício-sede do TJBA {fim da descrição}.
#pracegover #pratodosverem