A Ouvidoria do Tribunal de Justiça já recebeu, este ano, 3.222 solicitações da população tratando dos serviços prestados pela Justiça, das quais 1.337 foram arquivadas, ou seja, tiveram resolvida a razão da reclamação, e 1.885 ainda estão ativas.
Segundo o juiz-ouvidor, Justino Farias, 75% das solicitações, ou seja, 2.415, foram feitas através do link “Fale Conosco”, no site do Tribunal de Justiça; 309 com consultas diretamente à Ouvidoria; 288 por telefone e 104 por e-mails.
A maior parte das solicitações são pedidos de agilização de processos (2.898); em seguida, a procura pela Ouvidoria se dá para prestação de queixas (155) e esclarecimento de dúvidas ou pedido de informação (101).
Segundo o juiz Justino Farias, um relatório trimestral das atividades do setor é enviado ao Conselho Nacional de Justiça e à 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça. A equipe é treinada periodicamente pelo Núcleo de Psicologia para aprimorar-se no atendimento ao público.
A Ouvidoria do Tribunal de Justiça presta atendimento diariamente, das 8 às 18 horas, no Tribunal de Justiça, Fórum Ruy Barbosa e na Casa de Justiça e Cidadania, no Shopping Baixa dos Sapateiros. Também pode ser contactada por e-mail (ouvidoria@tjba.jus.br), pelo sítio do Tribunal de Justiça, correspondência e depósito de formulários em urnas localizadas nas unidades judiciais.
__________________________________
Texto: Marcos Fontoura/Ascom-TJBA